Início Cultura Hoje, 10 de março de 2025, celebramos os 120 anos de nascimento...

Hoje, 10 de março de 2025, celebramos os 120 anos de nascimento de Nicodemos Araújo.

COMPARTILHAR
120 ANOS DO POETA E INTELECTUAL NICODEMOS ARAÚJO

O poeta Nicodemos Araújo nasceu em 10 de março de 1905, na cidade de Acaraú, Estado do Ceará. Filho de João Lopes de Araújo, e dona Francisca Eucária da Silveira.

Batizou-se na capela de Santa Cruz, a 22 de junho de 1905, tendo como oficiante do ato o Rev. Pe. Joaquim Severiano de Vasconcelos. Serviram de padrinhos, o capitão Sabino Lopes de Araújo Costa e sua mulher, dona Beatriz Ibiapina de Vasconcelos.

Durante os anos de 1908 a 1912, a família do poeta, passou a residir na “Fazenda Várzea Comprida”, propriedade do Senhor Francisco Romão de Carvalho, onde plantavam e pescavam no legendário Rio Acaraú.

Em outubro de 1912, seu pai fora convidado, pelo irmão Francisco Xavier de Araújo, para residir no lugar “Serrota”, no município de “Santana do Acaraú”, hoje município de Marco, onde estava sendo construído o “Açude Tucunduba”.

O menino Nicodemos, então com 7 anos de idade, foi, neste tempo, um dos trabalhadores da. construção do referido “reservatório”. Ficaram lá, até o ano de 1913, quando voltaram definitivamente para Santa Cruz.

No ano de 1913, Nicodemos frequenta a primeira escola, no período de apenas dois meses, sendo sua professora dona Rita Leonora de Araújo (Rita Braga).

No ano de 1916, frequenta por apenas cinco meses a Escola Estadual de Santa Cruz, regida pela professora Guiomar Costa Sousa. Em 1918, matricula-se na escola da professora Júlia Adélia Cordeiro, tendo lá permanecido apenas três meses, passando outros três meses na escola do Professor Manoel Carneiro, totalizando todo seu tempo de escola, apenas treze meses.

Aos 17 anos de idade se emprega como caixeiro da loja de propriedade de Clodoaldo Pinto (Seu Coló), demorando ali apenas oito meses. Em seguida, estabeleceu-se por conta própria, com uma “mercearia”, tendo como auxiliar, seu irmão Vicente Lopes. Seu estabelecimento comercial foi por ele batizado de “Casa Violeta”.

Com 22 anos de idade, a 16 de fevereiro de 1927, recebeu sua nomeação para o cargo de Oficial do Registro Civil, e a 3 de março do mesmo ano, é nomeado para as funções de “Inspetor Escolar”, funções que exerceu simultaneamente, com a de Oficial de Registro Civil.

Nicodemos Araújo e Alice Leitão Adriano

O poeta, casou-se a 9 de novembro de 1931, com a jovem Alice Leitão Adriano, nascida em Bela Cruz, a 25 de dezembro de 1911, filha de Manoel Zacarias Adriano e de sua mulher Luiza Leitão Adriano. O Ato religioso teve como cenário a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Bela Cruz, sendo oficiante o Pe. José Aloisio Pinto.

Do casamento não houve descendência, porém, adotaram duas crianças, sendo Maria Selma de Carvalho e Rita Maria do Nascimento.

O Poeta e Escritor Nicodemos Araújo, foi o inspirador do trabalho de resgate da história de Acaraú que desenvolvo, os livros do autor servem de embasamento para esta labuta.

Acaraú é um município do estado do Ceará, no Brasil. Localiza-se próximo à foz do rio de mesmo. nome. É o maior produtor de lagosta do Brasil. A cidade sobrevive da pesca, agricultura e da pecuária. Acaraú fica a 255 km de Fortaleza, com acesso pela CE-085, BR-222, seguindo pela CE-354 e pelas BR 402 e 403. A cidade tem como Prefeita Ana Flávia Ribeiro Monteiro desde 2020,

Em Acaraú, a Biblioteca Pública Municipal chama-se Poeta Manoel Nicodemos Araújo, em homenagem ao grande poeta e intelectual. Atualmente, quem administra o local é a Diretora da Biblioteca é Simone Casseb. O estabelecimento acadêmico tem livros de gêneros literários, tanto clássicos (lírico, épico, dramático) como modernos (ficção científica, fantasia, aventura, drama, ficção histórica); livros de lingua portuguesa, inglesa, espanhola, entre outras; e também livros de diversas áreas de atuação profissional. É um espaço amplo, singelo e confortável para leitura e estudo.

Na Biblioteca há duas frases que mostram a importância da leitura na vida pessoal e profissional de uma pessoa, sendo a primeira, “UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS” (escritor brasileiro Monteiro Lobato) e, a segunda, “A LEITURA ENGRANDECE A ALMA” (escritor, historiador e filósofo iluminista francês M. de Voltaire).

Entre as poesias de Manoel Nicodemos Araújo, cito a seguinte:

Relembrando

Eu fui rever, um dia, curioso, A velha casa escura, abandonada, Em que passei o tempo venturoso Da minha terna infância descuidada. Naquele velho ninho dulçuroso Relicário bendito da alvorada De minha vida, recompus, saudoso, Os sonhos doces dessa fase amada. Quanta saudade dolorosa, infinda, Dos louros días dessa quadra linda, De doçura, de risos, de bonança… Oh! velha casa que eu venero tanto. És como o escrínio precioso e santo Dos meus dourados sonhos de criança.

Destaca-se, por fim, que o poeta Nicodemos Araújo foi um guardião da história e cultura cearense, transformando memórias em poesia e legado. Seu trabalho resgata a identidade do povo de Acaraú e região, eternizando personagens, costumes e tradições. Com simplicidade e profundidade, suas palavras iluminam o passado e inspiram gerações futuras. Sua dedicação à literatura e à preservação histórica faz dele um pilar da memória nordestina. Seu nome vive nos livros, na Biblioteca que o homenageia e na alma daqueles que valorizam a cultura.