Início Economia Operação de limpeza mobiliza 500 trabalhadores na zona Sudeste

Operação de limpeza mobiliza 500 trabalhadores na zona Sudeste

COMPARTILHAR

No último final de semana, 500 trabalhadores foram mobilizados pela Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Sudeste I, para atuarem na limpeza pública de ruas, avenidas, praças e galerias de 14 bairros da região do grande Dirceu, na zona Sudeste da capital.

A mobilização contou com a integração das SAAD’s, e o objetivo é intensificar essas ações por toda a cidade, reduzindo a proliferação de doenças, a exemplo da Dengue, que se espalha através do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz com facilidade em objetos acumuladores de água, que são encontrados no lixo ou em quintais residenciais.

De acordo com Vani Queiroz, superintendente da SAAD Sudeste I, essa operação foi uma solicitação do prefeito Dr. Pessoa, que determinou a celeridade dos serviços de limpeza na cidade neste período chuvoso. A superintendente destacou ainda que apesar dos avanços, a região ainda conta com alguns pontos de lixão clandestino, criados por alguns populares, fato que segundo ela, prejudica o calendário de limpeza da zona Sudeste.

“Somente na zona Sudeste são 300 profissionais atuando na limpeza pública, porém muitas das vezes esses trabalhadores ficam concentrados em locais de lixões clandestinos. Se parte da população fizesse a sua parte, hoje não teríamos tanto lixo nas ruas, não teríamos mato nas calçadas, seríamos uma cidade exemplo na limpeza”, disse Vani Queiroz, alertando sobre a fiscalização que vem ocorrendo na região, notificando e penalizando aqueles que insistem em sujar a cidade.

A líder comunitária Conceição Silva, do Residencial Recanto dos Pássaros, disse que os moradores da comunidade estão felizes com as ações de limpeza que estão acontecendo em todas ruas. Segundo ela, antes o bairro só era limpo uma vez por ano, e agora as ruas são limpas com mais frequência, dando uma nova cara para o residencial.

“Antes era difícil a limpeza chegar até aqui, e agora a realidade é outra. Esperamos que continue assim, pois nós moradores não estávamos mais suportando viver em meio ao mato e o lixo que se acumulava nas rua”, disse Conceição Silva.

Nesta operação foram atendidos os residenciais Recanto dos Pássaros, Todos os Santos, Canaxuê, Novo Milênio, São Paulo, Parque Ideal, Dirceu II, Cidade Verde, Tancredo Neves, Novo Horizonte, Coronel Carlos Falcão, Nova Santana, Araguaia e a Vila Bagdá. Nesta segunda-feira (25/03), os serviços ocorreram na região do Jardim Europa, onde cerca de 150 trabalhadores foram deslocados para atuar na limpeza das ruas da comunidade.

FONTE: ASSCOM PMT