Com show na decisão em Roma, skatista de 17 anos é a primeira brasileira a vencer o Mundial no park
Por Redação do ge — Roma, Itália
A paulista Raicca Ventura, de 17 anos, conquistou o Campeonato Mundial de skate park neste domingo, em Roma, na Itália. A brasileira fez a melhor volta da competição logo na primeira entrada na pista, alcançando a nota 89.58, e, na seguinte, foi a primeira das finalistas a chegar no clube dos 9, com 93.73. É a primeira vez que uma skatista brasileira vence o Mundial no park. Rayssa Leal é bicampeã mundial no skate street. No park masculino, o brasileiro Pedro Barros foi campeão em 2018.
– Eu estou muito feliz, meu pai e minha mãe são muito importantes para mim, eu amo eles demais, são tudo para mim. Obrigado galera do Brasil, vamos Brasil, ganhamos – disse Raicca, após a conquista.
Raica Ventura conquista o título mundial de Skate Park
Quarta colocada no Mundial de 2023 e fora da final das Olimpíadas de Paris, neste ano, terminando na 12ª posição, Raicca despontou como uma das favoritas em Roma depois de liderar as eliminatórias. Na semifinal, mesmo com câimbras, a brasileira se classificou na quinta colocação. Neste domingo, ela não deu chances para as adversárias com show nas duas primeiras voltas (caiu na terceira). A nota 93.73, que deu o título para a paulista do ABC foi maior que todas notas da final olímpica de Paris 2024. As medalhistas olímpicas deste ano não estavam na final em Roma. A prata e o bronze no Mundial ficaram com a japonesas Hinano Kusaki e a espanhola Naia Laso.
Raica Ventura tira 89,68 na primeira volta da final do Mundial de Skate Park
A história de Raicca com o skate é antiga e vem de família. A skatista, que nasceu em São Caetano do Sul, São Paulo, aprendeu a andar de skate aos 6 anos por influência do pai e do tio, que são skatistas. A menina acompanhava as aulas de skate que o pai dava na pista de São Bernardo do Campo e acabou se apaixonando.
Aos 11 anos, Raicca começou a competir e almejar uma carreira no esporte. Apesar de gostar do skate street e da rampa vertical, o park é onde Raicca se destaca mais. Ela frequenta as seleções de base e principal do Brasil desde os 14 anos.
Os exemplos de Raicca no skate vem de casa: o pai, Elber Bereta, era professor da modalidade antes de começar a treinar a filha. Foi ele quem Raicca abraçou e chorou após a volta do t tulo em Roma neste domingo. Já o tio, Vanderley Arame, foi skatista profissional.
De olho em Paris: Raicca Ventura é a nova aposta do skate brasileiro