Presidente ucraniano discursou durante reunião do Conselho Segurança da ONU, nesta terça-feira (24). Zelensky busca apoio de países para ‘plano da vitória’.
Por g1
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a Rússia precisa ser “forçada” a fazer a paz durante uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, nesta terça-feira (24). Ele afirmou ainda ter provas de que os russos farão um ataque contra instalações de energia nuclear ucranianas em breve.
Zelensky disse que está buscando apoio dos países para um “plano da vitória”, que forçaria o presidente russo, Vladimir Putin, a encerrar a guerra diplomaticamente. Por outro lado, disse que o conflito não pode ser pacificado apenas por negociações, mas com ações.
“Putin quebrou tantas normas e regras internacionais que ele não vai parar sozinho. A Rússia só pode ser forçada a fazer a paz, e isso é exatamente o que é necessário: forçar a Rússia a fazer a paz”, disse.
Enquanto o ucraniano falava, o representante da Rússia no Conselho de Segurança, Vassily Nebenzi, foi flagrado mexendo no celular. Depois, Nebenzi afirmou que o ambiente havia sido “envenenado” com a presença de Zelensky.
“Os países ocidentais não conseguiram evitar envenenar o ambiente mais uma vez, tentando preencher o tempo com o desgastado tema ucraniano”, disse.
A guerra entre Ucrânia e Rússia começou em fevereiro de 2022, quando os russos lançaram um ataque em várias frentes contra o território ucraniano.
A Ucrânia vem pedindo para que aliados autorizem o uso de armas de longo alcance contra a Rússia. A solicitação está sendo analisada pelos Estados Unidos.