Por meio do aplicativo, as gestantes poderão realizar consultas online em diferentes áreas, como teleconsultas, acompanhamento de saúde mental, pré-natal e vacinação.
A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, se reuniu na manhã desta quarta-feira (25) com o secretário Estadual de Saúde, Antônio Luiz, e Rafael Figueroa, CEO do Portal Telemedicina, empresa responsável pela implementação do projeto Saúde Digital no estado. O encontro teve como foco discutir a inclusão dos atendimentos da Rede Materno-Infantil no Programa Piauí Saúde Digital.
Durante a reunião, Isabel Fonteles destacou a relevância da ação para assegurar um cuidado pré e pós-natal de qualidade às mães no Piauí. “Nosso objetivo é ampliar o acesso aos serviços de saúde para gestantes e puérperas, aproveitando a tecnologia como uma aliada”, afirmou.
Com o aplicativo Piauí Saúde Digital, que já contabilizou mais de 100 mil atendimentos desde seu lançamento em 2023, as gestantes terão à disposição diversas modalidades de consultas online, incluindo teleconsultas, apoio em saúde mental, além de acompanhamento de pré-natal e vacinação.
Rafael Figueroa explicou que a comunicação com as gestantes será realizada por meio de mensagens educativas via WhatsApp ou SMS. “Nossa meta é proporcionar um serviço completo e acessível, utilizando recursos digitais para conectar as mães aos serviços de saúde”, disse.
O secretário de Saúde, Antônio Luiz, reforçou a importância do programa para levar atendimento de qualidade a todo o estado, especialmente às regiões mais afastadas da capital. “O Piauí Saúde Digital é uma iniciativa inovadora que expande o acesso à saúde por meio da telemedicina, garantindo que todos recebam um atendimento de qualidade”, afirmou.
Atualmente, o programa já atende diversas regiões do Piauí, como as Planícies Litorâneas, Cocais, Carnaubais, Entre Rios, Vale dos Rios Piauí e Itaueira, Vale do Sambito, Chapada Vale do Rio Itaim, Vale do Rio Guaribas e Chapada das Mangabeiras.
Até o fim do ano, a Secretaria de Saúde planeja expandir o programa para 222 municípios em todas as regiões do estado.