Início Notícias Sambito Polícia Civil inicia deslocamento de equipes para atuarem nas Eleições 2024

Polícia Civil inicia deslocamento de equipes para atuarem nas Eleições 2024

COMPARTILHAR

Ao todo, 270 policiais civis vão reforçar os trabalhos nas demandas eleitorais.

A Polícia Civil do Piauí inicia, nesta quinta-feira (03), o deslocamento de equipes que atuarão durante o pleito eleitoral de 2024 no estado. O Plano Operacional das Eleições 2024 segue normas definidas pela Delegacia-Geral que visam garantir a segurança e a tranquilidade durante todo o  processo eleitoral.

Durante as eleições, a instituição atuará na repressão de crimes eleitorais de forma supletiva à Polícia Federal, bem como na prevenção de infrações que possam comprometer a lisura do pleito, conforme consta no planejamento. Ao todo, 270 policiais civis vão reforçar os trabalhos nas demandas eleitorais e cerca de R$ 300 mil reais  foram disponibilizados para pagamentos de diárias.

O diretor de Polícia do Interior, delegado Célio Benício, destaca que os policiais foram distribuídos em vários municípios do estado. “Nossas equipes estarão atuando em zonas eleitorais onde a Polícia Federal não estiver presente, garantindo que o trabalho de polícia judiciária seja realizado sem prejuízo”, completa o delegado.

Entre as determinações, consta a realização de diligências requisitadas pelos juízes eleitorais e membros do Ministério Público. Os policiais civis também estão orientados para realizarem coleta de provas, depoimentos, documentos e outras evidências que sustentem as investigações de crimes eleitorais.

De acordo com o delegado-geral, Luccy Keiko, as ações da Polícia Civil seguem de maneira integrada com demais órgãos da segurança pública, Justiça Eleitoral e Ministério Público. “Nossos policiais foram orientados a estabelecer relações com as autoridades que atuam no processo eleitoral de modo a assegurar uma rápida atuação em situações de emergência”, enfatizou o delegado-geral.

Os crimes eleitorais mais comuns são: compra de voto (Captação Ilícita de Sufrágio), desobediência, votar ou tentar votar mais de uma vez ou em lugar de outro eleitor, impedir ou embraçar o exercício do sufrágio, transporte irregular de eleitores, boca de urna, dano e destruição de urna eletrônica, entre outros.
Fonte: Governo do Piaui