A formação tem como objetivo capacitar os profissionais de saúde para o atendimento a mulheres em situação de violência.
A Secretaria das Mulheres (Sempi) participou nesta terça-feira (15) de uma reunião do Projeto Balançando a Rede, realizada no auditório Jesus Lima, na Casa da Mulher Brasileira em Teresina.
O encontro teve como foco o planejamento da formação profissional para servidores da Fundação Municipal de Saúde, organizada pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Teresina (SMPM), em colaboração com instituições dispostas a contribuir. O principal objetivo dessa formação é capacitar os profissionais de saúde para o atendimento adequado a mulheres em situação de violência.
Roberta Mara, gerente de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres da Sempi, destacou a relevância da participação da Secretaria no planejamento e a forma como a instituição pode contribuir para a execução do projeto. “A presença da Sempi foi fundamental para colaborar na proposta de formação. Sugerimos uma programação que inclui temas como acolhimento, conceitos de violência de gênero e doméstica, sinais observados durante o atendimento e o fluxograma da rede de assistência às mulheres em Teresina”, afirmou.
A reunião contou com a presença de representantes de várias instituições, incluindo a Fundação Municipal de Saúde, Defensoria Pública, Centro Esperança Garcia, Abrigo Mulher Viva, Tribunal de Justiça do Piauí e Polícia Militar do Piauí.