O programa é realizado pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) em colaboração com o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e será implementado nos 12 territórios de desenvolvimento do estado.
Foi publicada na quarta-feira (16) a lista dos 100 bolsistas aprovados no processo seletivo do projeto Juventude Rural Transformadora. A iniciativa, liderada pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI), conta com o apoio da Secretaria da Educação (Seduc) e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), além de financiamento do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
O programa tem como foco jovens de 18 a 25 anos, formados por escolas famílias agrícolas (EFAs), escolas rurais, agrotécnicas e pelo IFPI, que atuarão em todos os 12 territórios de desenvolvimento do estado.
Os selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 1.000 por 18 meses, período durante o qual participarão de atividades teóricas e práticas, com o objetivo de se tornarem agentes de transformação na realidade socioeconômica e cultural das áreas rurais do Piauí.
Márcia Mendes, superintendente de Ações Afirmativas e Organização Social da SAF, destacou a relevância do projeto, afirmando que ele oferece aos jovens a oportunidade de aplicar seus conhecimentos e garantir uma vida digna no campo. “O projeto Juventude Rural Transformadora é um reconhecimento do protagonismo dos jovens rurais, permitindo que eles reafirmem seu direito de viver e produzir no campo com dignidade. A SAF está comprometida em fortalecer cada participante, pois acreditamos que o futuro do campo depende dessa juventude”, comentou.
A próxima fase será a realização de entrevistas, previstas para ocorrer entre os dias 21 e 25 de outubro. Os demais candidatos ficarão em cadastro reserva, podendo ser convocados para integrar o projeto.