A iniciativa de regularização fundiária beneficiará mais de 100 famílias das áreas rurais desses municípios.
O Instituto de Terras do Piauí (Interpi) realizará, nesta semana, mais uma etapa da regularização fundiária, beneficiando mais de 100 famílias nas comunidades rurais de Cabiza, em Pajeú, e Estiva, em Redenção do Gurguéia. A entrega dos títulos de propriedade está programada para esta terça-feira (22) em Pajeú, e quarta-feira (23) em Redenção do Gurguéia, marcando um importante avanço na garantia de segurança jurídica e no desenvolvimento dessas áreas.
Essas entregas fazem parte do programa Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI), que é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) da ONU e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O programa abrange municípios do semiárido piauiense, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e assegurar a inclusão social e econômica das famílias rurais por meio da regularização fundiária, facilitando o acesso a políticas públicas.
Com os títulos de propriedade, as famílias terão acesso a crédito bancário, assistência técnica e outros recursos essenciais para o fortalecimento da agricultura e a melhoria da qualidade de vida no campo.
Rodrigo Cavalcante, diretor-geral do Interpi, destacou a relevância dessa ação. “Nossa meta é garantir que essas famílias tenham a segurança de que as terras onde vivem e trabalham sejam oficialmente delas. Com o título de propriedade, novas oportunidades se abrem, como o acesso a financiamentos para investir na produção e melhorar as condições de vida”, ressaltou.
Essa iniciativa faz parte do compromisso do Governo do Estado de promover cidadania e desenvolvimento sustentável, contribuindo para o fortalecimento das áreas rurais, especialmente em regiões vulneráveis, como o semiárido.