Evento inicia nesta quinta (21) e segue até sábado (23), no Parque Potycabana.
A Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária, que acontecerá de quinta (21) a sábado (23) no Parque Potycabana, em Teresina, reunirá a produção de agricultores familiares de todas as regiões do Piauí. Com a participação de mais de 140 produtores rurais, o evento promete ser o maior encontro estadual focado na agricultura familiar.
No cerrado piauiense, a horticultura é um dos principais motores econômicos, destacando-se como fonte de renda e incentivo à produção de alimentos saudáveis. No território dos Tabuleiros do Alto Parnaíba, produtos como hortaliças, melancia, macaxeira e tubérculos são parte essencial de programas da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Alimentação Saudável (PAS). Essas iniciativas contribuem significativamente para o desenvolvimento rural e a distribuição de alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade social. Em Jerumenha, por exemplo, mais de 700 famílias são beneficiadas por essas ações. Agricultores como Ambrosina Gama, que cultiva hortaliças e fabrica cachaça artesanal, exemplificam a importância da produção livre de agrotóxicos e a participação nesses programas para a sustentabilidade e comercialização da produção local.
Na feira, o cerrado piauiense estará representado por coletivos e associações como o Assentamento Santa Tereza (Uruçuí), a Associação Maliças e Adjacências (Bertolínia), a Associação dos Colonos do Riacho São Camilo (Jerumenha) e a Cooperativa Vale dos Esfolados e Paracati (Sebastião Leal). Valmir Abreu, agente de Desenvolvimento Territorial do Cerrado, destacou a diversidade de produtos que serão apresentados, como azeites de buriti, pequi, amêndoas e sequilhos, além de artesanatos em palha e talho.
Além da comercialização de produtos, a feira contará com espaços dedicados à economia solidária, com foco na comercialização de itens produzidos por mulheres negras e indígenas, e com a Quitanda da Agricultura Familiar, voltada para a venda de frutas e hortaliças. Outros estandes exibirão produtos das diversas regiões do estado, incluindo o semiárido e o meio-norte, além de promover interações culturais e educativas.
A programação cultural da feira incluirá apresentações de Chambinho do Acordeon, Gonzaga Lu, Chagas Vale e Tambor de Crioula. Também estão previstas palestras e espaços de troca de saberes voltados para os agricultores familiares.
A feira é uma realização do Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), com o apoio de diversas entidades, como o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), entre outros, além de contar com o patrocínio do Banco do Nordeste e da Caixa Econômica Federal.