Início Agricultura Mais de 140 produtores rurais de diversas regiões do Piauí estarão presentes...

Mais de 140 produtores rurais de diversas regiões do Piauí estarão presentes na Feira da Agricultura Familiar, que acontecerá em Teresina.

COMPARTILHAR

Evento inicia nesta quinta (21) e segue até sábado (23), no Parque Potycabana.

A Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária, que acontecerá de quinta (21) a sábado (23) no Parque Potycabana, em Teresina, reunirá a produção de agricultores familiares de todas as regiões do Piauí. Com a participação de mais de 140 produtores rurais, o evento promete ser o maior encontro estadual focado na agricultura familiar.

No cerrado piauiense, a horticultura é um dos principais motores econômicos, destacando-se como fonte de renda e incentivo à produção de alimentos saudáveis. No território dos Tabuleiros do Alto Parnaíba, produtos como hortaliças, melancia, macaxeira e tubérculos são parte essencial de programas da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Alimentação Saudável (PAS). Essas iniciativas contribuem significativamente para o desenvolvimento rural e a distribuição de alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade social. Em Jerumenha, por exemplo, mais de 700 famílias são beneficiadas por essas ações. Agricultores como Ambrosina Gama, que cultiva hortaliças e fabrica cachaça artesanal, exemplificam a importância da produção livre de agrotóxicos e a participação nesses programas para a sustentabilidade e comercialização da produção local.

Na feira, o cerrado piauiense estará representado por coletivos e associações como o Assentamento Santa Tereza (Uruçuí), a Associação Maliças e Adjacências (Bertolínia), a Associação dos Colonos do Riacho São Camilo (Jerumenha) e a Cooperativa Vale dos Esfolados e Paracati (Sebastião Leal). Valmir Abreu, agente de Desenvolvimento Territorial do Cerrado, destacou a diversidade de produtos que serão apresentados, como azeites de buriti, pequi, amêndoas e sequilhos, além de artesanatos em palha e talho.

Além da comercialização de produtos, a feira contará com espaços dedicados à economia solidária, com foco na comercialização de itens produzidos por mulheres negras e indígenas, e com a Quitanda da Agricultura Familiar, voltada para a venda de frutas e hortaliças. Outros estandes exibirão produtos das diversas regiões do estado, incluindo o semiárido e o meio-norte, além de promover interações culturais e educativas.

A programação cultural da feira incluirá apresentações de Chambinho do Acordeon, Gonzaga Lu, Chagas Vale e Tambor de Crioula. Também estão previstas palestras e espaços de troca de saberes voltados para os agricultores familiares.

A feira é uma realização do Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), com o apoio de diversas entidades, como o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), entre outros, além de contar com o patrocínio do Banco do Nordeste e da Caixa Econômica Federal.