O Governo do Piauí oferecerá suporte financeiro às empresas que contratarem jovens recém-formados da rede pública de ensino.
O governador Rafael Fonteles anunciou, nesta quarta-feira (18), a implementação de um programa de apoio financeiro para empresas que contratarem jovens recém-formados da rede pública de ensino. O incentivo será oferecido por meio do Edital Eixo Primeira Oportunidade, parte do programa Oportunidade Jovem, e será acompanhado pela plataforma Piauí Oportunidades. Ambas as ações visam facilitar a inclusão de jovens no mercado de trabalho, contribuindo para o fortalecimento da economia e geração de emprego no Piauí.
Através do Edital Eixo Primeira Oportunidade, as empresas que contratarem jovens de 18 a 29 anos receberão um apoio financeiro mensal correspondente a 50% do salário mínimo, válido para cada novo posto de trabalho criado. O benefício será concedido por até seis meses, com a condição de que o contrato de trabalho seja formalizado de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
A plataforma Piauí Oportunidades também foi lançada no mesmo dia e oferece acesso a capacitações, estágios, oportunidades de primeiro emprego e vagas para aprendizes, tanto no setor público quanto privado. Além disso, ela centraliza a divulgação de editais do governo estadual, facilitando a busca por oportunidades. Desenvolvida pela Investe Piauí e implementada pelo Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), a plataforma visa inserir jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho.
Cristiano Vargas, diretor-presidente do PIT, destacou que a plataforma será o principal ponto de acesso a informações sobre programas de empregabilidade. A ferramenta também permitirá que empresas, profissionais autônomos e liberais cadastrem seus produtos e serviços, atendendo a uma ampla gama de necessidades profissionais. Ela é projetada para pessoas de todas as idades e perfis, ajudando em diversas etapas da carreira, incluindo transições e recolocação no mercado de trabalho.
O governador ressaltou que essas iniciativas beneficiarão diretamente a juventude piauiense, oferecendo um incentivo financeiro para a contratação de jovens e ajudando a aprimorar as competências deles de acordo com as necessidades do mercado.