Onze instituições serão beneficiadas com recursos para aumentar a oferta de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O governador Rafael Fonteles e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, lançarão nesta sexta-feira (20) o programa Cozinha Solidária no Piauí. A iniciativa, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), visa apoiar instituições que fornecem refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade social. O lançamento ocorrerá às 9h30, na Casa de Qualificação da Pastoral do Povo de Rua, localizada no bairro Macaúba, em Teresina.
No Piauí, 11 entidades foram selecionadas pelo MDS para participar do programa, sendo seis em Teresina e outras em Parnaíba, Altos, Picos, Cristalândia e Campo Maior. O investimento total será de R$ 1,5 milhão, com a previsão de oferecer 550 mil refeições durante o ano de 2025. A gestão do programa no estado ficará a cargo da Cáritas Arquidiocesana de Teresina.
Lucineide Rodrigues, coordenadora do Programa Cozinha Solidária no Piauí, destacou que a iniciativa irá beneficiar as entidades que já atuam de forma voluntária no atendimento a pessoas carentes. “As cozinhas solidárias já desempenham um trabalho importante no estado, mas sempre dependem de doações e trabalho voluntário. Com o apoio do ministério, será possível melhorar a qualidade das refeições e aumentar a quantidade oferecida”, explicou a gestora.
O Programa Cozinha Solidária foi estabelecido pela Lei nº 14.628/2023 e regulamentado pelo Decreto nº 11.937/2024. Com mais de 2 mil cozinhas em funcionamento no Brasil, o programa busca atender populações em situação de vulnerabilidade social, insegurança alimentar e nutricional, criando uma rede solidária de apoio.
Lista das Cozinhas Solidárias Beneficiadas no Piauí:
1. Cozinha Bucho Cheio – Instituto Avante de Juventude e Coopcata 3Rs (Parnaíba)
2. Cozinha Dai-vos mesmo de comer – Abespa – Pastoral do Povo da Rua (Teresina)
3. Cozinha Centro Espírita Francisco de Assis – Centro Espírita Francisco de Assis (Picos)
4. Cozinha Centro da Juventude Santa Cabrini – Centro da Juventude Santa Cabrini (Teresina)
5. Cozinha Caminhos da Esperança (Camesp) – Caminhos da Esperança (Cristalândia)
6. Cozinha Associação de Mulheres do Alto do Meio – Associação de Mulheres do Alto do Meio (Campo Maior)
7. Cozinha Sopa Fraterna – Centro Espírita Caridade e Fé (Parnaíba)
8. Cozinha Teresinha de Jesus Silva – Instituto Preca (Teresina)
9. Cozinha Viver com Dignidade – Fundação Viver com Dignidade (Teresina)
10. Cozinha Lírios de São José – Associação da Juventude Praticante de Cidadania (AJPC) (Altos)
11. Cozinha Comida na Mesa – Associação Casa Santa Dulce dos Pobres (Teresina)