O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comentou sobre o cessar-fogo entre Israel e o grupo Hamas, que entrou em vigor neste domingo (19). Em seu pronunciamento, Biden classificou as negociações que levaram ao acordo como “uma das mais desafiadoras” das quais participou.
“Foi o resultado de uma política eficiente que conduzimos ao longo de meses”, afirmou Biden, que deixará a presidência nesta segunda-feira (20), quando Donald Trump assumirá o cargo. Ele ressaltou que será responsabilidade da nova administração dar continuidade à implementação do acordo.
Biden também informou ter recebido a notícia de que as três reféns israelenses libertadas neste domingo já estavam “fora do alcance de seus sequestradores” e “aparentemente em boas condições de saúde”. No entanto, destacou que ainda é cedo para uma avaliação definitiva.
Cessar-fogo e liberação de reféns
O cessar-fogo entre Israel e o Hamas começou após um atraso de quase três horas, causado pela demora do grupo em divulgar a lista das primeiras reféns a serem libertadas. Por volta das 12h (horário de Brasília), a imprensa israelense anunciou que as reféns já estavam sob os cuidados da Cruz Vermelha. Segundo as Forças de Defesa de Israel, elas passarão por exames médicos ao retornarem ao país.
As três mulheres fazem parte do grupo inicial de 33 reféns que o Hamas deve libertar nos próximos dias. Em contrapartida, Israel comprometeu-se a libertar prisioneiros palestinos e a reduzir a presença militar na Faixa de Gaza.