A aplicação de herbicidas em áreas urbanas é considerada infração gravíssima pela lei estadual de agrotóxicos devido aos riscos ao meio ambiente e à saúde pública.
A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) tem intensificado a fiscalização sobre o uso de capina química em áreas urbanas, prática proibida por lei devido aos riscos à saúde pública. Recentemente, a agência atendeu a denúncias sobre a intoxicação de uma gestante após a aplicação de herbicidas. Diante da situação, equipes foram enviadas ao local e adotaram as medidas cabíveis.
No dia 17 de fevereiro, uma nova ocorrência foi identificada em um condomínio na capital, onde também foram tomadas providências administrativas. A Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Adapi, reforça seu compromisso com a segurança da população, tanto em áreas rurais quanto urbanas.
Alternativas mais seguras para o controle da vegetação, como capina mecânica e térmica, são recomendadas para evitar danos à saúde e ao meio ambiente. Para denúncias ou mais informações, a Adapi disponibiliza o telefone (86) 99462-1644. A agência segue fiscalizando a comercialização e o uso de agrotóxicos no Piauí, garantindo que as normas federais e estaduais sejam cumpridas.
