Início Piauí Águas do Piauí inicia operações antecipadas em 33 municípios; veja quais são

Águas do Piauí inicia operações antecipadas em 33 municípios; veja quais são

COMPARTILHAR

Águas do Piauí antecipa operação em 33 municípios; serviços serão expandidos para todo o estado até julho

A Águas do Piauí, empresa responsável pela nova concessão dos serviços de abastecimento de água e esgoto no estado, iniciou suas atividades de forma antecipada em 33 cidades no dia 16 de maio. A atuação da concessionária, que pertence ao grupo Aegea, marca o início da transição oficial dos serviços atualmente prestados pela Agespisa e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saaes).

Em entrevista à TV Clube nesta segunda-feira (26), o secretário estadual de Administração, Samuel Nascimento, afirmou que a empresa deve assumir os serviços de forma definitiva em todos os 224 municípios até o final de julho, conforme previsto no contrato.

“A previsão contratual é que toda a transição da Agespisa à nova companhia ocorra no fim de julho. No entanto, a empresa sinalizou que já tinha condições de iniciar em um primeiro grupo de municípios”, explicou o secretário.

Cidades escolhidas e primeiros serviços executados

A definição das cidades que começaram a receber os serviços da nova empresa levou em conta critérios técnicos e comerciais, além da estrutura de pessoal e equipamentos disponível. Nesses municípios, a Águas do Piauí já iniciou ações como ampliação da capacidade de captação, melhorias no tratamento e distribuição de água, troca de bombas, conserto de vazamentos, limpeza e perfuração de novos poços.

O contrato de concessão será fiscalizado pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Piauí (Agrespi). Segundo o secretário, o governo estadual está investindo na criação de canais de denúncia e reclamação acessíveis à população, enquanto a concessionária irá implementar uma central de atendimento ao consumidor.

Metas de longo prazo

O diretor-presidente da Águas do Piauí, Guilherme Dias, destacou os objetivos estabelecidos no contrato: garantir abastecimento de água tratada para 99% da população até 2033 e cobertura de esgoto para 90% até 2040.

“Nosso compromisso é com a implantação e ampliação dos serviços, onde for necessário. Queremos realizar isso o quanto antes. As obras são o meio para alcançar esse objetivo”, afirmou o gestor.

Para otimizar a logística, seis bases operacionais estão sendo instaladas em Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Floriano e Teresina, além de nove sub-bases espalhadas pelo estado. A empresa também contará com uma equipe de representantes locais, chamados “Afluentes”, que atuarão como ponte entre a população e a empresa.

Atendimento ao público

Os moradores dos 33 municípios já atendidos podem acessar os serviços da Águas do Piauí 24 horas por meio do número 0800 223 2000 (ligações e WhatsApp). Também estão disponíveis o aplicativo Águas App e atendimento presencial nas lojas físicas, cujos endereços estão no site oficial da empresa.

Entenda a transição

A concessão do saneamento básico foi leiloada em outubro de 2024 por R$ 1 bilhão. O contrato, com validade de 35 anos, prevê a atuação da Águas do Piauí em todos os municípios do estado até 2059. A expectativa do governo é que a nova gestão contribua para ampliar o acesso à água tratada, reduzir o despejo de resíduos em rios e preservar os ecossistemas locais.

Atualmente, os serviços ainda são majoritariamente operados pela Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE), que abrange a Agespisa e o Saaes.

Municípios onde os serviços já começaram

Semiárido

Bocaina Bonfim do Piauí Dom Expedito Lopes Paquetá Paulistana Picos São Braz do Piauí São Julião do Piauí São Lourenço do Piauí São Raimundo Nonato

Meio-Norte e Litoral

Água Branca Altos Amarante Barras Batalha Brasileira Buriti dos Lopes Castelo do Piauí Cocal Demerval Lobão Ilha Grande José de Freitas Luís Correia Luzilândia Parnaíba Pedro II São Pedro do Piauí União

Cerrado

Bom Jesus Cristalândia do Piauí Floriano Riacho Frio Uruçuí