Programa Minha Casa, Minha Vida valida inscrições de 48 mil famílias em Teresina
A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), confirmou nesta terça-feira (8) que 48 mil famílias tiveram suas inscrições validadas no programa Minha Casa, Minha Vida. A consulta sobre as próximas etapas do processo seletivo poderá ser feita online.
Segundo a Semplan, a partir desta quarta-feira (9), os participantes poderão verificar sua situação no processo por meio do site: https://mcmv.teresina.pi.gov.br. No portal, será possível saber se o candidato avançou para a fase de classificação.

“O site estará disponível amanhã, dia 09, para consulta das famílias que seguiram para a etapa final, chamada de hierarquização, que vai definir a ordem de prioridade para o recebimento dos imóveis. Todo o processo está sendo conduzido com seriedade e responsabilidade”, afirmou o secretário de Planejamento, Marco Antônio Ayres.
Ao todo, mais de 102 mil famílias se inscreveram. No entanto, quem não atendeu aos critérios do edital, baseados no Cadastro Único (CadÚnico), foi desclassificado. A Semplan informou que os motivos da desclassificação também poderão ser consultados no site.
“A maior parte das famílias desclassificadas não estava inscrita no CadÚnico ou não tinha a titularidade da inscrição. Todo o sistema faz essa verificação de forma automática, com base nos dados da Prodater. Estamos prezando pela transparência em todas as etapas”, explicou Maryanne Evangelista, assessora técnica da Semplan.
Serão disponibilizadas mais de mil moradias
Nesta edição, serão ofertadas 1.008 unidades habitacionais em formato de apartamento, distribuídas nas zonas Sul, Sudeste e Leste de Teresina.
Em 2023, o Governo Federal destinou quase R$ 1 bilhão para o Piauí, com o objetivo de construir 5.700 moradias dentro do Novo Programa Minha Casa, Minha Vida. As unidades são da faixa 1 do programa, voltadas para famílias com renda mensal de até dois salários mínimos.
Na capital, o programa atende moradores com renda bruta familiar de até R$ 2.850. Para participar, era necessário ter mais de 18 anos e possuir cadastro atualizado no CadÚnico.