Início Saúde Sesapi dá início à triagem de pacientes para implantes dentários gratuitos em...

Sesapi dá início à triagem de pacientes para implantes dentários gratuitos em Teresina.

COMPARTILHAR

A ação ocorrerá por livre demanda, sem exigência de agendamento, e seguirá até o dia 13 de agosto.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) deu início, nesta quarta-feira (6), à triagem para pacientes de Teresina que desejam realizar implantes dentários, sejam eles unitários ou do tipo overdenture — prótese que se fixa sobre implantes. A ação faz parte do programa estadual itinerante “Implantando mais Sorrisos” e acontece até o dia 13 de agosto, por livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio, na Clínica LH Odontologia, situada na Rua 19 de Novembro, nº 49, Centro/Norte da capital.

Para participar, é necessário ter mais de 20 anos e estar em boas condições de saúde. Terão prioridade pacientes com ausência de dentes anteriores, pessoas que já concluíram tratamento odontológico na Unidade Básica de Saúde (UBS) e mulheres vítimas de violência doméstica, conforme prevê a Lei nº 15.116, de 2 de abril de 2025, que garante o direito à reconstrução e reparação dentária para mulheres que sofreram agressões com impacto na saúde bucal.

Os atendimentos iniciam no dia 15 de agosto, no Hospital da Polícia Militar (HPM). Segundo Roberta Alvarenga Salvador, coordenadora estadual de Saúde Bucal da Sesapi, a triagem ocorre das 8h às 18h, com distribuição de 131 senhas diárias. “Serão realizados implantes unitários e overdenture, indicados para pessoas que perderam todos os dentes da arcada e, nesse caso, receberão dois implantes e uma prótese”, explica.




O Programa

Nesta primeira fase, serão ofertados 3.500 implantes dentários (unitários e overdenture) e mais de 10 mil procedimentos odontológicos, garantindo maior acesso à saúde bucal em todas as regiões do Piauí. O atendimento será itinerante, realizado em dois ônibus adaptados com estrutura completa: cadeiras odontológicas, raio-x digital, equipamentos, instrumentais e insumos adequados.

As unidades móveis percorrerão as 12 regiões de Saúde do estado, com regulação feita pelas Secretarias Municipais de Saúde via Sistema Regula Piauí. Cada paciente terá dia e turno definidos para atendimento, sendo realizados até 50 atendimentos por dia, por ônibus.