Início Segurança Rafael Fonteles confirma a nomeação de 650 policiais militares no Piauí.

Rafael Fonteles confirma a nomeação de 650 policiais militares no Piauí.

COMPARTILHAR

Durante sua gestão, o governador já autorizou a nomeação de mais de 3 mil novos profissionais para reforçar as forças de segurança do Estado.

O governador Rafael Fonteles, acompanhado do secretário de Segurança, Chico Lucas, anunciou nesta quinta-feira (21) a nomeação de 650 novos policiais militares que irão reforçar o trabalho de segurança pública no Piauí. Esses profissionais integram a turma do Curso de Formação de Soldados iniciada em março deste ano. A formatura está marcada para segunda-feira (25), às 18h30, no campo do antigo Cefap, localizado no bairro Ilhotas, em Teresina.

Com essa nova turma, já são mais de dois mil policiais militares incorporados à corporação durante a atual gestão. “Somando Polícia Militar, Civil, Penal e Corpo de Bombeiros, já chegamos perto de três mil agentes. Nossa meta, assumida em 2022, é ultrapassar quatro mil novos servidores da segurança no estado. Esse esforço representa mais proteção, redução da violência e o fortalecimento do compromisso com a população piauiense”, ressaltou o governador, adiantando que novos concursos ainda serão realizados.

O secretário de Segurança destacou a excelência na preparação da turma. “São mais de 650 policiais capacitados no Centro de Educação, Formação e Aperfeiçoamento Profissional (Cefap). O coronel Sá Júnior e sua equipe conduziram um trabalho exemplar. Agora, vamos concluir a formação para que todos sejam efetivamente nomeados”, afirmou Chico Lucas.

Na segunda-feira (18), os alunos receberam os primeiros uniformes de instrução, marco simbólico que assinala a transição da vida civil para a carreira militar. O fardamento será utilizado durante o estágio operacional e representa o compromisso com a corporação e com a sociedade piauiense.

Para o aluno Paulo Rocha, cada etapa da formação traz consigo um significado especial. “Não é apenas uma farda, mas um símbolo de tudo o que enfrentamos até aqui: disciplina, renúncia, sacrifício e superação. Vesti-la é assumir o peso da responsabilidade e, ao mesmo tempo, sentir orgulho de estar prestes a concluir esse ciclo. Estou preparado para assumir oficialmente o posto de soldado da Polícia Militar do Piauí, levando comigo não só o aprendizado, mas a missão de servir e proteger nosso povo e nosso estado”, declarou.