Início Educação Falta de professores reduz aulas em escolas e CMEIs de Teresina; alunos...

Falta de professores reduz aulas em escolas e CMEIs de Teresina; alunos frequentam a escola apenas dois dias por semana, relata pai

COMPARTILHAR

Você pode reescrever de forma mais enxuta, jornalística e fluida assim:

Falta de professores deixa estudantes sem aulas em escolas e CMEIs de Teresina

A escassez de professores na rede municipal de ensino de Teresina tem provocado a suspensão de aulas em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O problema, denunciado por pais, responsáveis e pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (SINDSERM), também foi reconhecido pelo secretário municipal de Educação, Ismael Silva.

Em entrevista ao g1, o secretário informou que todos os professores aprovados no concurso público para o 1º ciclo do ensino fundamental, incluindo os candidatos do cadastro de reserva, já foram convocados. Segundo ele, parte dos profissionais ainda não se apresentou à secretaria dentro do prazo legal.

“Quero acreditar que ainda estão organizando a documentação. Infelizmente, precisamos respeitar os prazos previstos em lei: 30 dias para a posse e mais 30 dias para o início efetivo das atividades”, explicou.

Enquanto isso, estudantes têm enfrentado prejuízos no calendário escolar. Na Escola Municipal Simões Filho, na Zona Sul da capital, uma aluna do 3º ano está sem aulas de Português, História, Geografia e Ciências há cerca de dois meses. De acordo com o pai da estudante, ela frequenta a escola, em média, apenas dois dias por semana.

A situação começou após a professora responsável pelas disciplinas ser remanejada para turmas do 5º ano, em substituição a uma docente que assumiu a vice-direção da unidade. Desde então, a vaga permanece aberta e não há previsão para reposição.

No CMEI Emerson de Jesus Silva, na Zona Sudeste, uma turma ficou mais de um mês tendo aulas somente dois dias por semana após a saída da professora de Português. Uma nova docente assumiu a turma recentemente.

Diante do cenário, o secretário afirmou ter solicitado ao prefeito a convocação de mais professores para o 2º ciclo, que atende estudantes do 6º ao 9º ano.

O SINDSERM informou que recebe denúncias frequentes sobre a falta de docentes e apontou problemas em pelo menos cinco unidades da rede municipal: as escolas Antônio Ferraz, Simões Filho, Ana Vitória Carvalho Santos e Delfina Borralho Boa Vista, além do CMEI Emerson de Jesus Silva.

Na Escola Municipal Delfina Borralho Boa Vista, na Zona Leste, uma turma do 2º ano está sem professora desde 22 de abril. A unidade também registra déficit de docentes de Português no ensino fundamental e de professores de Português, Ciências e História na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para o sindicato, as convocações realizadas pela Prefeitura são insuficientes e representam apenas uma solução temporária. A entidade defende a realização de um novo concurso público para ampliar o quadro de servidores efetivos, reduzir a sobrecarga de trabalho e garantir maior estabilidade e continuidade pedagógica aos estudantes.