A possibilidade de criação de uma moeda comum de Brasil e Argentina para transações comerciais virou um dos principais assuntos da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Buenos Aires; a ideia, no entanto, não é substituir as divisas nacionais, como ocorreu no caso do euro.
“Decidimos avançar nas discussões sobre uma moeda sul-americana comum, que possa ser usada tanto para os fluxos financeiros como comerciais, reduzindo os custos operacionais e nossa vulnerabilidade externa”, afirma uma carta conjunta divulgada antes do encontro entre Lula e o presidente argentino, Alberto Fernández.
Em discurso durante o encontro, Lulareforçou a ideia. “Por que não tentar criar uma moeda comum como se tentou entre os países dos Brics? Acho que, com o tempo, isso vai acontecer. E acho que é necessário que aconteça.”
Detalhes sobre o que será discutido — incluindo uma proposta brasileira de batizar a moeda de “sur” (sul) — foram publicados pelo jornal britânico Financial Times, que entrevistou o ministro argentino da Economia, Sergio Massa.
Muitas pessoas ao saber da notícia entenderam que Brasil e Argentinapoderiam criar algo como o euro — uma moeda única entre as duas maiores economias da América do Sul que substituiria tanto o peso argentino como o real brasileiro.
Sigam nossas redes sociais Portal Sambito
Fonte: G1