O Ligue 180, serviço telefônico gratuito de orientação e encaminhamento de denúncia sobre violência contra a mulher passou a contar com um canal exclusivo de atendimento pelo WhatsApp. O novo atendimento foi construído por uma parceria entre o Ministério das Mulheres e a Meta (empresa responsável pelo WhatsApp, Instagram e Facebook) e visa expandir as opções de canais de denúncia e facilitar o acesso das mulheres em situação de violência.
Anteriormente, o atendimento por aplicativo era realizado pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, por meio do Disque 100, serviço voltado para a disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e para denúncias de violações de direitos humanos.
Através do novo canal de atendimento, as mulheres poderão contar com o auxílio de uma atendente virtual chamada Pagu (uma referência à jornalista e feminista brasileira Patrícia Galvão, que faleceu nos anos 1960), que utiliza a tecnologia de Inteligência Artificial para fornecer orientações e opções de ajuda. A qualquer momento, durante a conversa, as usuárias têm a possibilidade de solicitar a intervenção de uma atendente da Central, cuja equipe é composta exclusivamente por mulheres desde março deste ano.
“Com o novo atendimento, o Ministério das Mulheres passará a coletar dados mais específicos sobre violência contra a mulher que chegarem por meio do WhatsApp. Isso vai permitir que se tenha estatísticas sobre cada tipo de violência. As informações colhidas a partir daí irão servir de base para a criação de mais políticas públicas de proteção e combate à violência contra as mulheres”, explicou a Kellyane Gedeon, secretária municipal da Mulher de Timon.
O Ligue 180 é gratuito e está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive aos fins de semana e feriados. O serviço pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil, proporcionando uma alternativa de apoio acessível e eficiente para mulheres em situação de violência.
Para adicionar o Ligue 180 no WhatsApp, basta enviar uma mensagem para o número (61) 9610-0180.
“Com esse no canal de atendimento, o alcance do Ligue 180 será bem maior. Além disso, também é um meio seguro, todas as informações são confidenciais. E toda mulher que precisar de auxílio para superar esse tipo de situação aqui em Timon, além do Ligue 180, também pode contar com a rede de apoio da Secretaria Municipal da Mulher. Nós estamos à disposição, com um espaço adequado e acolhedor e uma equipe qualificada para dar o suporte necessário a elas. E temos também um canal de WhatsApp aqui na cidade”, frisou Kellyane Gedeon.
*- COMO TER CONTATO COM A SECRETARIA DA MULHER DE TIMON -*
As mulheres em situação de vulnerabilidade que precisarem de informações e serviços especializados podem ir à sede da Secretaria Municipal da Mulher, na Rua Higino Cunha, 497, Bairro Centro.
A secretaria também tem um canal de WhatsApp para atendimento às mulheres vítimas de violência: 86 8149-8425.