Início Economia Escolas municipais de Teresina dão início à aplicação do Saeb 2023

Escolas municipais de Teresina dão início à aplicação do Saeb 2023

COMPARTILHAR

A Rede Municipal de Educação de Teresina deu início nesta semana a aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2023. O período de realização do exame nas unidades de ensino se estenderá até o dia 10 de novembro, contemplando os estudantes do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.

Já realizaram a prova as escolas municipais Arthur Medeiros Carneiro, Deputado Humberto Reis da Silveira, Elias Ximenes do Prado Júnior, Fazenda Soares, Manoel Alves de Oliveira, Mariano Alves de Carvalho, Nossa Senhora do Amparo, Professora Cristina Evangelista e Torquato Neto. O exame está sendo aplicado nesta terça-feira (24) nas escolas municipais Antônio Leonez, Delmira Coelho Machado, Deoclécio Carvalho, Lunalva Costa, Piripiri, Professora Alda Rodrigues Neiva e Professora Thereza Noronha. O cronograma segue nas demais unidades de ensino até o dia 10 de novembro.

As provas de Matemática e Língua Portuguesa estão sendo aplicadas para os estudantes de 2º ano (amostral), 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. E as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza estão avaliando os alunos de 5º e 9º anos por amostragem.

Na Escola Municipal Professora Cristina Evangelista, localizada no bairro Três Andares, zona Sul de Teresina, a prova do Saeb foi aplicada para todas as suas turmas referentes ao Plano de Intervenção Saeb 2023, implementado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec). A professora de Língua Portuguesa e Produção Textual Rosilene Araújo, responsável pelo preparatório Saeb 2023 na unidade educacional, declara que observa grande potencial em seus estudantes e espera um bom desempenho no exame. “Tenho acompanhado as crianças em sala 4 horas por dia. E é perceptível o desenvolvimento positivo deles, o crescimento educacional. Enquanto professora, tenho observado essa evolução”, acrescenta.

Também responsável pelo plano de intervenção na escola, a professora de matemática Valdira Viana destaca que na instituição realiza com os alunos, além dos simulados do Saeb propostos pela Semec, testes próprios e revisões a partir das diretrizes do sistema. “Com o resultado das revisões, a turma do 5º ano teve um assessoramento do Programa Residência Pedagógica da UFPI, com uso de metodologias inovadoras, na disciplina de matemática, onde ajudou no conhecimento e interação dos alunos”, enfatiza.

A Semec preparou e enviou para cada uma das escolas um guia com orientações gerais para o dia de aplicação do exame, como consultar o cronograma de aplicação para identificação do dia/horário, estar presente na escola, se possível, no dia da aplicação para acompanhamento do processo de aplicação (participação mínima de 80% dos estudantes), verificar junto ao gestor se os questionários (diretor, professores das turmas avaliadas) já foram respondidos, entre outras. Além disso, há um instrumental de acompanhamento da aplicação da Prova Saeb 2023, que deve ser preenchido e enviado para a Secretaria.

“Estamos acompanhando de perto a aplicação das provas do Saeb 2023 e ao longo deste ano implementamos um Plano de Intervenção, um preparatório intensivo com as turmas de 5º e 9° ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede Municipal de Ensino. Temos um dos melhores índices educacionais do país e desejamos manter e até mesmo melhorar a avaliação do ensino público de qualidade ofertado pela Prefeitura de Teresina”, afirma o secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso.

O Saeb é realizado a cada biênio como teste da ´proficiência dos estudantes da educação básica em todo Brasil, de modo que compõe o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), importante censor da qualidade do ensino no país e das regiões que mais necessitem de políticas públicas. A prova ocorre essencialmente no 5º e 9º anos em 2023, de modo que a educação infantil e o 2º ano serão avaliados por amostragem, com avaliação da educação a partir de questionários junto a professores e equipes gestoras.