Pelo menos sete capitais suspenderam a aplicação da primeira dose da vacina da Covid-19 nesta terça-feira (22): São Paulo, Florianópolis, Aracaju, Campo Grande, João Pessoa, Salvador e Porto Alegre alegaram falta de doses para continuar a vacinação por faixas etárias e, por isso, decidiram vacinar apenas pessoas em busca da segunda dose. As outras 20 capitais aplicam a vacina normalmente.
Em São Paulo e em Salvador, a segunda dose também está suspensa. Nesta terça (22), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que todo o estoque de segunda dose disponível na cidade foi utilizado para atender a demanda de imunização no final de semana, e que o estado sabia do risco de a capital paralisar a imunização caso não recebesse um novo lote de vacinas.
Os governos de Aracaju e Florianópolis disseram não ter previsão de recebimento de estoque para aplicação de primeiras doses, e o governo paulista atribuiu a escassez ao atraso nas entregas do Ministério da Saúde. Em Campo Grande, a secretaria municipal de Saúde disse que quer completar o ciclo vacinal de cerca de 5 mil pessoas que ainda precisam tomar a segunda dose. Em João Pessoa, a prefeitura disse que vai focar a aplicação de segundas doses enquanto aguarda a chegada de novo lote de vacina.
Fonte: G1