Início Municípios Mundo Bandeira do Brasil é hasteada na embaixada argentina na Venezuela; Milei expressa...

Bandeira do Brasil é hasteada na embaixada argentina na Venezuela; Milei expressa gratidão ao Brasil

COMPARTILHAR

Governo brasileiro apoia diplomacia argentina na Venezuela após expulsão de representantes, conforme solicitado pela chanceler Diana Mondino ao ministro Mauro Vieira; acordo abrange proteção de instalações, arquivos e assistência a opositores asilados.

Funcionário da Embaixada argentina ergue bandeira do Brasil na residência oficial diplomática argentina em Caracas, na Venzuela, em 1º de agosto de 2023. — Foto: Itamaraty

Funcionário da Embaixada argentina ergue bandeira do Brasil na residência oficial diplomática argentina em Caracas, na Venzuela, em 1º de agosto de 2023. — Foto: Itamaraty

Título: Brasil Apoia Argentina na Venezuela: Bandeira Brasileira Hasteada na Residência do Embaixador em Caracas após Expulsão de Diplomatas Argentinos

Na quarta-feira (31), o Itamaraty anunciou que, em resposta a um pedido do governo argentino, o Brasil se comprometeu a defender os interesses diplomáticos da Argentina na Venezuela. A decisão ocorreu após a expulsão de diplomatas argentinos pelo governo de Nicolás Maduro, levando à elevação da bandeira brasileira na residência oficial do embaixador argentino em Caracas.

Com o gesto, o Brasil assumiu a “custódia” da Embaixada da Argentina na Venezuela e também de funções diplomáticas de Buenos Aires em Caracas, segundo o presidente argentino, Javier Milei.

Também nesta quinta, Milei agradeceu ao Brasil.

“Agradeço enormemente a disposição do Brasil ao assumir a custódia da Embaixada argentina na Venezuela. Também agradecemos a representação momentânea dos interesses da Argentina e de seus cidadãos lá”, diz o post.

Além da Argentina, Nicolás Maduro também ordenou a saída dos diplomatas de seis outros países latino-americanos que questionaram a legitimidade das eleições na Venezuela: Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai. O Peru solicitou o apoio do Brasil para proteger seus edifícios e cidadãos. A chanceler argentina, Diana Mondino, solicitou assistência ao ministro brasileiro Mauro Vieira após a expulsão dos diplomatas argentinos pelo governo de Maduro.

Fonte: G1