Claire Michel está internada com E.coli, bactéria que provoca sérios problemas gastrointestinais
A equipe da Bélgica decidiu abandonar o triatlo misto, programado para a manhã de segunda-feira, devido à doença de uma de suas atletas. Claire Michel está hospitalizada há quatro dias com uma infecção por E.coli, bactéria que pode ser contraída através de água ou alimentos contaminados e que causa sérios problemas gastrointestinais.
O incidente ocorre em meio a debates sobre a qualidade da água do rio Sena, que tem gerado controvérsias e levado ao adiamento de provas e treinos nos Jogos Olímpicos. A situação é tão crítica que a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, chegou a nadar no Sena para “demonstrar” que as águas estavam adequadas para a natação.
Claire, da Bélgica, nadou no rio Sena na quarta-feira durante a prova individual do triatlo, que foi vencida por Cassandre Beaugrand.
Jolien Vermelylen, que também participou da competição, expressou preocupação com as possíveis consequências.
“Eu bebi muita água, então saberemos amanhã se estou doente ou não. Não tem gosto de Coca-Cola ou Sprite, obviamente. Nadando sob a ponte, senti e vi coisas que você não deveria pensar muito”, disse ela à mídia belga VTM.
No masculino, dois reconhecimentos da natação foram cancelados e a disputa foi adiada após a leitura das águas do Sena indicar que não estavam adequadas para a natação.
O Comitê Olímpico da Bélgica anunciou, em comunicado, que a decisão de não participar foi tomada “em consulta com os atletas e a comitiva”.
“O BOIC (Comitê) e o Triatlo Belga esperam que lições sejam aprendidas para futuras competições de triatlo. Estamos pensando em dias de treino garantidos, dias de competição e formatos claros com antecedência, além de circunstâncias que não gerem incertezas entre atletas, comitiva e torcedores”, diz um trecho da nota.
Fonte:Ge.globo