Início Olimpíadas Estudantes do Liceu Parnaibano ganham medalha de ouro na fase regional da...

Estudantes do Liceu Parnaibano ganham medalha de ouro na fase regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

COMPARTILHAR

Os alunos irão representar o estado na fase nacional, que ocorrerá entre os dias 11 e 17 de novembro de 2024, em Goiânia (GO).

A equipe Ultimate Robotics, composta por alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Liceu Parnaibano, conquistou a medalha de ouro na fase regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada no Espaço Cultural Noé Mendes, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Eles garantiram a classificação para a etapa nacional da competição, que ocorrerá de 11 a 17 de novembro de 2024, em Goiânia (GO), na modalidade prática de resgate Nível II.

A equipe campeã é formada por Jullyana Marques Machado Souza, Jayna Pinto de Araújo, Marcos Vinicius Pereira dos Santos e Eduardo Sousa Ferreira. Além disso, a equipe Alpha 5, também do Liceu Parnaibano, obteve um excelente desempenho, conquistando o segundo lugar na mesma categoria. Ambas competiram na modalidade de resgate Nível II, que desafia os participantes a projetar robôs capazes de realizar operações de salvamento em um ambiente simulado.

Jayna Pinto, uma das medalhistas de ouro, expressou grande expectativa para a fase nacional: “Estamos confiantes e continuaremos nos preparando intensamente até a competição. Nosso objetivo é alcançar um lugar no pódio e, quem sabe, representar o Piauí e o Brasil no cenário mundial”, disse a estudante.

O professor Francisco de Assis de Souza, orientador das equipes, junto ao técnico Muryell Penafiel Diniz Aragão, enfatizou a importância do esforço e comprometimento dos alunos no sucesso alcançado. “Estamos focados em intensificar a preparação técnica e estratégica para que possamos obter bons resultados em Goiânia. Temos plena confiança no potencial dos nossos alunos”, afirmou o professor.

Robótica Seduc + Tron

O secretário de Educação, Washington Bandeira, celebrou a vitória dos estudantes do Liceu Parnaibano, destacando que esse tipo de conquista deve se tornar comum entre os alunos da rede estadual do Piauí. No último mês de agosto, o governador Rafael Fonteles anunciou que aproximadamente 15 mil estudantes terão acesso à disciplina de Robótica, por meio do Projeto Robótica + Tron, a partir de outubro deste ano.

O projeto visa incentivar a Cultura Maker nas escolas e capacitar os jovens para um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico. O Piauí será o primeiro estado a incluir o ensino da Tron na rede pública de ensino.

“A vitória dos alunos do Liceu Parnaibano na OBR reflete o compromisso que temos com a transformação da educação no estado. Com a parceria entre a Seduc e a Tron Robótica Educativa, estamos expandindo o alcance dessa educação inovadora. Queremos que cada vez mais estudantes tenham a chance de se destacar em competições nacionais e internacionais. Esse é o caminho para o futuro da educação no Piauí”, concluiu o secretário.