Donald Trump fez o juramento como 47º presidente dos Estados Unidos na tarde de 20 de janeiro de 2017, durante a cerimônia de posse no Capitólio.

Donald Trump assumiu oficialmente a presidência dos Estados Unidos como o 47º presidente, realizando o juramento de posse no Capitólio nesta segunda-feira, 20. No seu primeiro dia no cargo, o republicano assinou várias ordens executivas, sinalizando um mandato marcado por tensões, polarização e possíveis ações retaliatórias. Entre as medidas, Trump assinou um decreto retirando os Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a CNN, o documento justifica a saída do país com críticas à gestão da pandemia de covid-19 pela OMS, que teve início em Wuhan, na China, além de apontar falhas da organização em implementar reformas necessárias e sua falta de independência diante da influência política dos seus membros.

Michelle Bolsonaro chegou aos Estados Unidos no sábado, 18, para acompanhar a posse de Donald Trump e participou de uma série de compromissos. Acompanhada pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), a ex-primeira-dama está representando o ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi convidado a comparecer à cerimônia, mas não pôde viajar devido à retenção de seu passaporte em razão de uma investigação sobre sua suposta participação em um plano de golpe. Embora tenha tentado reverter a situação, o pedido de liberação foi negado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.