A audiência pública proporcionou um ambiente relevante para amplificar as vozes da juventude piauiense e apresentar soluções concretas com base nas demandas apresentadas.
Nesta quinta-feira (12), a Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) participou da Audiência Pública sobre o Extermínio da Juventude Negra e Pobre no Piauí, promovida pela Assembleia Legislativa do Piauí, por meio da Comissão de Direitos Humanos.
A presença da Sempi foi fundamental para ouvir e apoiar as questões levantadas por lideranças juvenis, incluindo representantes estudantis e grupos que defendem a inclusão e o combate à discriminação.
A coordenadora da Diversidade, Igualdade Racial e Inclusão da Sempi, Letícia Gualter, ressaltou o trabalho da secretaria em relação à juventude piauiense. “Realizamos uma escuta qualificada para defender os jovens e adolescentes do estado. Estamos ativamente presentes nas discussões e nos planos de enfrentamento a essas violências, que infelizmente acabam ceifando vidas”, afirmou.
A audiência pública proporcionou um espaço valioso para fortalecer as vozes da juventude piauiense e discutir soluções práticas a partir das demandas apresentadas, como segurança, empregabilidade e capacitação. A Secretaria das Mulheres, em parceria com outras secretarias, busca implementar ações e projetos voltados à autonomia financeira, incentivando a inclusão e a participação ativa dos jovens. Esses esforços têm como objetivo promover tanto o bem-estar quanto a segurança de jovens e adolescentes em todo o estado.