Os encontros ocorrerão de forma simultânea nas cidades de Picos, Floriano, Teresina e Parnaíba.
A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) deu início, nesta quinta-feira (14), à preparação para a discussão sobre o Planejamento Regional Integrado (PRI), os programas SUS Digital e Mais Especialidades, ambos do Ministério da Saúde, com os municípios das quatro macrorregiões de saúde do estado. Os eventos acontecerão simultaneamente em Picos e Floriano, no dia 10 de dezembro, e em Teresina e Parnaíba, no dia 12 de dezembro.
De acordo com Clécio Moreira Lopes, diretor da Unidade de Planejamento da Sesapi, os encontros reunirã os municípios das macrorregiões para discutir o PRI, com foco na modelagem das redes de atenção, além dos programas SUS Digital e Mais Especialidades.
Além da participação da Sesapi, o evento contará com a presença do Conselho Estadual de Saúde, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), do Ministério da Saúde, representantes das redes de Atenção à Saúde, do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (UFPI) e dos Coordenadores da Comissão Intergestores Regional (CIR).
O PRI faz parte do processo de planejamento regionalizado do Sistema Único de Saúde (SUS), visando a promoção da equidade e a organização regional dos serviços de saúde. Clécio Lopes finaliza destacando que, com a implementação do PRI no Piauí, o SUS será fortalecido em todas as regiões do estado, abrangendo desde a atenção primária até a média e alta complexidade.