Início Educação Alfabetiza Piauí: aos 52 anos, aluna da rede estadual de Jaicós assina...

Alfabetiza Piauí: aos 52 anos, aluna da rede estadual de Jaicós assina seu RG pela primeira vez

COMPARTILHAR

Por meio do Programa Alfabetiza Piauí, Dona Domingas se junta a milhares de pessoas que estão vivenciando o impacto transformador da educação, aprendendo a ler e a escrever.

Após 40 anos longe da sala de aula, Dona Domingas do Espírito Santo, aos 52 anos, comemora um marco especial em sua vida: pela primeira vez, conseguiu assinar seu próprio RG. Desde agosto deste ano, ela frequenta o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Professor Mariano da Silva Neto, em Jaicós (PI), a cerca de 364 quilômetros de Teresina.

Esse ato de assinar o próprio nome, algo comum para muitos, representa para Dona Domingas o começo de sua jornada de alfabetização. Graças ao Programa Alfabetiza Piauí, ela é uma das milhares de pessoas que, ao desenvolver habilidades de leitura e escrita, experimentam o impacto transformador da educação.

Moradora de Jaicós, no sertão piauiense, Dona Domingas é casada e mãe de sete filhos. De origem rural, sua vida foi marcada pela falta de oportunidades de estudo. Ela teve seu primeiro contato com a escola aos 12 anos, mas precisou abandoná-la logo em seguida, sem conseguir equilibrar as atividades domésticas e o trabalho na roça com a rotina escolar. “Eu chegava muito cansada e só pensava em dormir. Então parei de estudar”, relembra.

A história de Dona Domingas reflete a de muitas pessoas que não puderam frequentar a escola na infância. Mas, em agosto de 2024, ela decidiu transformar essa realidade ao se matricular nas aulas do programa Alfabetiza Piauí. Os primeiros dias foram desafiadores; voltar a estudar e manusear lápis e caneta trazia inseguranças. Contudo, o apoio de sua professora, Lucileide Sousa Silva, foi fundamental para que ela seguisse adiante. “Sou muito grata à minha professora. Quando comecei, nem sabia escrever a primeira letra do meu nome. Hoje, assino meu documento com orgulho”, diz ela.

Assim que aprendeu a escrever seu nome, Dona Domingas procurou o Instituto de Identificação na Prefeitura de Jaicós. Embora tivesse atualizado seu RG no ano anterior com a impressão digital, ela fez questão de solicitar uma nova via para poder assinar. “Para muitos, assinar o nome pode ser algo simples, mas para mim, era um sonho”, conclui.

Lançado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Educação (Seduc) em junho, o Programa Alfabetiza Piauí busca alfabetizar 100 mil pessoas até 2026. Para incentivar a frequência e o engajamento, o programa oferece uma bolsa de R$ 600,00, além de transporte e alimentação. A história de Dona Domingas, que já recebeu sua primeira parcela, ilustra o impacto do programa não só na redução do analfabetismo, mas também na transformação pessoal e na continuidade dos estudos.

O secretário de Educação do Estado, Washington Bandeira, ressalta que o programa é parte do compromisso do governador Rafael Fonteles. “Nossa meta é alcançar, nos próximos anos, uma das menores taxas de analfabetismo de jovens e adultos no país. Estamos trazendo essas pessoas de volta à escola para que possam finalizar sua alfabetização em leitura, escrita e matemática, criando condições para que tenham novas oportunidades, inclusive para se qualificarem melhor para o mercado de trabalho”, destacou o secretário.