Início Economia Alunos do CMEI Ladeira do Uruguai têm piquenique literário embaixo de ipê...

Alunos do CMEI Ladeira do Uruguai têm piquenique literário embaixo de ipê amarelo

COMPARTILHAR

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ladeira do Uruguai, zona Leste de Teresina, levou as crianças do 2° Período para uma atividade de leitura ao ar livre, embaixo de um ipê amarelo nas proximidades da unidade de ensino. A ação é relativa ao projeto de leitura da instituição, de nome “Piquenique da Leitura”, idealizado e implementado pela professora responsável pela turma, Lahelia Mariano.

A professora Lahelia pontua que a atividade ultrapassa os muros do CMEI, de modo que os estudantes têm a possibilidade de levarem na cesta de piquenique livros e jogos educativos para desenvolverem sua habilidade leitora em casa. “Essa estratégia pedagógica tem nos trazido bastante resultado, muito aprendizado e muitas lembranças afetivas dessa fase tão linda que é a infância”, pondera.

Segundo a diretora do CMEI Ladeira do Uruguai, professora Marquila Ferreira, o projeto procura desenvolver um ambiente lúdico e confortável para as crianças, de modo que se sintam estimuladas à prática leitora. “Hoje as crianças realizaram esse projeto embaixo do ipê na frente da nossa escola. Essa árvore é símbolo do nosso CMEI, esperamos o ano inteiro para ele florir e aproveitamos sua beleza para desenvolver uma aula encantadora para nossas crianças”, pontua.

Os ipês florescem entre os meses de junho e novembro no Brasil, durante a estação da primavera, quando as flores desabrocham em cores vivas. A árvore é ameaçada de extinção, uma das plantas remanescentes da Mata Atlântica, a qual também corre risco de sumir. O ipê em frente ao CMEI Ladeira do Uruguai é tratado como mascote, segundo a diretora, o que destaca a atividade também como importante ação de estímulo à preservação ambiental.