Início Economia ARSETE recebe o Ministério das Cidades para tratar sobre o projeto ACERTAR

ARSETE recebe o Ministério das Cidades para tratar sobre o projeto ACERTAR

COMPARTILHAR

ARSETE recebe o Ministério das Cidades para tratar sobre o projeto ACERTAR. Foto (Ascom/Arsete).

Um representante do Ministério das Cidades foi recebido, nesta segunda (11), pelo time da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (ARSETE). A visita do coordenador geral de Gestão de Informação, Paulo Rogério, teve o intuito de facilitar a interlocução dos trabalhos entre a Agência e os prestadores de serviços na capital. A ação envolve um plano de desenvolvimento de metodologias de certificação do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

A execução fica a cargo do Projeto Acertar, desenvolvido para melhorar a qualidade da informação sobre saneamento básico no Brasil. O acrônimo é formado por “A” de auditoria, “CERT” de certificação e “AR” de agências reguladoras. A proposta é a padronização dos métodos de auditoria e certificação dos dados do SNIS, por parte das agências, tornando-os mais sólidos e confiáveis.

No encontro, a equipe de ARSETE recebeu orientações sobre algumas diretrizes do projeto, bem como discutiu acerca do andamento das etapas cumpridas do terceiro ciclo.

Para fiscalizar e regular os serviços, as agências reguladoras contam com o SNIS como garantia de que os dados coletados dos prestadores de serviços sejam precisos. A confiança da informação permite uma atuação mais eficaz e de maior qualidade no ambiente regulatório.