Início Municípios Mundo Ataque israelense mata Mohammad Dahrouj, membro do alto escalão de grupo islâmico...

Ataque israelense mata Mohammad Dahrouj, membro do alto escalão de grupo islâmico Jama’a Islamiya

COMPARTILHAR

O grupo teria atirado foguetes contra Israel no ano passado. Estados Unidos têm apoiado Israel nos conflitos vistos no Oriente Médio.

Um ataque aéreo de Israel neste domingo (29) matou o membro do alto escalão do grupo islâmico sunita Jama’a Islamiya, Mohammad Dahrouj, informou a agência de notícias Reuters. O ataque aconteceu no Vale de Bekaa, no Líbano. 

O grupo teria atirado foguetes contra Israel no ano passado. Os militares israelenses já haviam realizado ataques contra outras figuras importantes do grupo anteriormente. 

Esse ataque se soma a outras ofensivas de Israel contra o Líbano, feitas nos últimos dias. Em nota oficial divulgada neste domingo, por exemplo, as Forças de Defesa de Israel (IDF) afirmaram que mataram mais um líder do grupo extremista Hezbollah, Nabil Kaouk. 

No último sábado, o país já havia anunciado a morte de Sayyed Hassan Nasrallah, número 1 e principal rosto do Hezbollah, que comandava o grupo extremista libanês desde 1992. 

Israel afirma que mais um chefe do Hezbollah foi morto durante ataque 

O corpo de Hassan Nasrallah foi recuperado do local do ataque aéreo e, segundo informou a Reuters está “intacto”. A causa da morte teria sido um traumatismo contundente, causado pela força da explosão. 

Israel tem apoio dos Estados Unidos

Neste domingo, o porta-voz da segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, afirmou que os Estados Unidos continuam a conversar com as lideranças israelenses sobre quais são “os próximos passos certos no Líbano”. 

“O apoio dos Estados Unidos à segurança de Israel é ‘feito de ferro’ e isso não vai mudar”, disse. 

Já o Pentágono informou que o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, autorizou os militares a reforçarem as “capacidade de apoio aéreo defensivo” no Oriente Médio nos próximos dias. Outras forças de apoio também estão de prontidão. 

A declaração do Pentágono não detalhou quais novas aeronaves seriam enviadas à região. 

“O secretário Austin deixou claro que, caso o Irã, seus parceiros ou representantes usem esse momento para atacar pessoal ou os interesses norte-americanos na região, os Estados Unidos tomarão todas as medidas necessárias para defender nosso povo”, afirmou um porta-voz do Pentágono.