O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Sudeste promove amanhã (24) a primeira edição do EXPOARTS CAPS Sudeste, evento alusivo ao mês da luta antimanicomial. O evento começa às 8h30 e vai contar com palestras e depoimentos de usuários, além de exposição e comercialização de itens fabricados no local.
“A luta antimanicomial aponta o enfrentamento contra os estigmas e preconceitos que envolvem pessoas com transtorno mental, além de lutar por uma sociedade livre de opressões e desigualdades”, comenta o coordenador do CAPS II Leste, Yago Arêa. Ele explica que o objetivo do evento é contribuir para a luta dando visibilidade a este público.
A programação contará com uma palestra ministrada pela psicóloga Maria Clara Dantas, e também com depoimentos de usuários sobre a mudança de vida com apoio da saúde mental. Na ocasião, será realizada exposição e comercialização de objetos confeccionados pelos usuários do serviço, mostrando suas potencialidades através da arte.
Os CAPS são Centros de Atenção Psicossocial de referência e tratamento para pessoas com sofrimento psíquico. São recursos em saúde mental, constituindo-se em um serviço substitutivo ao modelo asilar, de assistência extra-hospitalar que diminui e procura evitar reinternações psiquiátricas, buscando a ressocialização do indivíduo.
O objetivo é oferecer atendimento à população realizando o acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários, contribuindo para o resgate da cidadania em função da discriminação por ser acometido de sofrimento psíquico.
Teresina tem sete CAPS, entre eles um infantil e um específico para atender dependentes de álcool e outras drogas (CAPS AD).
PROGRAMAÇÃO EXPOARTS CAPS SUDESTE
08:30h – Abertura coordenador Yago Arêa0
8:40h – Palestra Psicóloga Maria Clara Dantas
09:00h – Depoimento de usuários (Gildete, Valquíria, Derlangio) Visitação aos stands e vendas dos produtos
09:30h às 14:00h
