Mulheres atendidas pela Casa da Mulher Brasileira recebem qualificação profissional na área de corte e costura e cabeleireira.
A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, participou, nesta quarta-feira (21), da aula inaugural dos cursos de qualificação profissional nas áreas de beleza e vestuário ofertados pelo Programa Qualifica Piauí da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos. (Sasc), na Casa da Mulher Brasileira.
Junto à aula inaugural dos cursos de corte e costura e cabeleireiro básico, as mulheres recebem informações sobre a Lei Maria da Penha e a importância de conhecer todos os tipos de violência para reconhecer os primeiros sinais e denunciar. “É importante destacar que as mulheres que estão no curso já fazem parte da rede e a porta de saída da Casa da Mulher Brasileira é esse fortalecimento da autonomia econômica e financeira. Por isso, incentivamos as mulheres a fazerem os cursos para que possam entrar no mercado de trabalho mais qualificadas”, pontua a Coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Andreia Bastos.
“Temos aqui um programa de enfrentamento à violência contra as mulheres e a rede de serviço funciona dentro do espaço, que tem também o Sistema Nacional de Emprego (Sine), que encaminha para o mercado de trabalho, o instituto de identificação e hoje o Programa Qualifica Piauí que a Sasc trouxe para fortalecer ainda mais as políticas públicas para as mulheres”, explica Zenaide.
“O Programa Qualifica é uma ação fundamental do Governo do Estado do Piauí, voltada para promover a qualificação social e profissional dos trabalhadores, com ênfase na população em situação de vulnerabilidade social e econômica. Neste caso, o foco é um grupo de mulheres, criando oportunidades para a geração de trabalho, emprego e renda, contribuindo para a conquista da emancipação financeira e social dessas mulheres e da população piauiense”, destaca Heline Silva, diretora de Qualificação Profissional da Sasc.
O Programa Qualifica Piauí oferece cursos em diversas cidades do estado por meio de dez unidades móveis. As áreas de formação incluem corte e costura, cabeleireiro básico, mecânica de motocicletas, eletricidade básica, construção civil, refrigeração residencial, informática básica, mídias sociais, qualidade no atendimento e técnicas de vendas.
Fonte:Governo do Piauí