A cultura do “cancelamento” está cada vez mais presente nas redes sociais, e o impacto desse tipo de “bullying virtual” pode destruir carreiras e até mesmo vidas. Para os influencers piauienses Gee Sousa e Thaís Nega Vaidosa – como são conhecidos nas redes sociais -, quando um vídeo ou uma foto é postada na internet, o julgamento ocorre de forma muito rápida.
Gee Sousa, de 25 anos, é um humorista que faz sucesso nas redes sociais. Ele possui mais de 443 mil seguidores no Instagram e 1,3 milhão no aplicativo Tik Tok. Ele é casado com a blogueira conhecida como Thaís Nega Vaidosa, de 29 anos, que tem 138 mil seguidores no Instagram, onde faz postagens de humor, moda e beleza.
A cultura do “cancelamento” é algo presente nas redes sociais, onde na maioria das vezes um fato não precisa ser checado para ganhar repercussão. Os influencers que usam a internet como ferramenta de trabalho, e postam vídeos e fotos quase que diariamente, acabam sendo mais suscetíveis ao cancelamento virtual.
Para o humorista Gee Sousa, os piores momentos da sua carreira, envolveram cancelamentos. Ele explicou que quando esse tipo de coisa acontece, as pessoas muitas vezes não querem ouvir o outro lado e apenas julgar.
“Eu acho que o meu pior momento foi o de cancelamento, onde a galera me cancelou por coisas fúteis, que não existiam, mentiras. Na internet, tem aquela questão de alguém falar algo [condenando alguém], e o que vale é a verdade dela, e ninguém quer saber a verdade daquela pessoa que está sendo atacada”, criticou.
Ele explicou que apesar da situação, conseguiu aprender com tudo que passou. “Eu tive esses cancelamentos, pude aprender, e fui entender porque as pessoas cancelaram, o que estava errado”, explicou.
Para a influencer Thaís, as pessoas não entendem como um comentário em uma rede social é capaz de gerar um grande impacto na vida de uma pessoa.
“Para mim, o momento mais delicado da minha vida, foi a questão do cancelamento, porque hoje em dia, as pessoas derramam ódio em cima das pessoas sem motivo nenhum, mentiras, calúnias, coisas muito sérias que podem acabar com a carreira, com a pessoa”, afirmou.
Ela lamentou o fato de não existir uma legislação para punir quem realiza esse tipo de cancelamento. Thaís explicou que devido a comentários maldosos, e mentiras que já falaram sobre ela na internet, precisou de acompanhamento psicológico.
“Isso é muito delicado, as pessoas precisam pensar nisso. Hoje em dia não existe uma lei tão rígida para isso. Existem pessoas ali que sofrem traumas. Eu e o Gee Sousa tivemos que ir no psicólogo, tem pessoas que perdem a vida, a vontade de viver. É um comentário que você faz ali, que é sua opinião, mas que você poderia guardar para você, para não ofender outra pessoa, por não saber se algo é verdade ou mentira”, pontuou.
Internet ajudou o casal
No Piauí, Gee Sousa e Thaiís Nega, que são casados, se conheceram por meio de um trabalho. Juntos há quase 4 anos, eles afirmaram que apesar de alguns pontos negativos, foi por meio da internet que eles conseguiram crescer profissionalmente.
“Eu estou de fato, vivendo só da internet de 2015 para cá, que foi quando começou a entrar uma grana para eu poder pagar uma conta, ajudar a mãe no comércio. Comecei a tentar em 2013 em um canal de Youtube e comecei a fazer show de humor. E desde 2013 para cá fui tentando todo santo dia alguma coisa”, disse o humorista.
Ele explicou que desde que começou a se dedicar a fazer vídeos para a internet, conseguiu ter várias melhorias na sua vida e viu seu trabalho ser reconhecido.
“Meu ápice foi poder ajeitar a casinha da minha mãe, comprar um automóvel, eu e a Thaís juntos, e eu fui para o programa da Eliana em rede nacional, tem ainda as pessoas que mandam direct para mim reconhecendo o meu trabalho, também quando me param na rua, acho que são vários momentos que são importantes para mim”, explicou.
Já Thaís, começou em 2016 usando a internet para vender produtos da sua loja de roupas, mas acabou se destacando nas redes sociais com publicações de humor, moda e beleza. Desde 2018 ela se dedica apenas as postagens das suas redes sociais e parcerias que realiza.
Ela disse que o que mais gosta no trabalho com a internet, é o reconhecimento que recebe. “Em relação aos momentos especiais para mim é o reconhecimento do público, é ser reconhecida fora do seu estado, por marcas, poder pagar algo para a sua mãe, são pequenos detalhes, é nisso que a gente se firma e acredita que está no caminho certo”, destacou.
Atualmente o casal posta vários vídeos de humor juntos, e levam a parceira da vida pessoal para as publicações nas redes sociais. Os dois usam o humor para mostrar algumas situações que eles passam como casal.
“Sempre levamos a internet para a nossa vida, é uma coisa natural, e como estamos sempre juntos e somos bem humorados. Eu tenho um segmento um pouco diferente dele, mas eu não deixo de fazer humor, e acaba sempre um ajudando o outro. Somos um casal que dá certo, quando um ajuda o outro, cresce juntos”, afirmou Thaís.
Fonte: G1