Início Economia CMEI Vila Bandeirantes recebe plantão de serviço social e psicologia

CMEI Vila Bandeirantes recebe plantão de serviço social e psicologia

COMPARTILHAR

A Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio da Divisão de Assistência ao Educando (DAE), realizou um plantão de Serviço Social e de Psicologia no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vila Bandeirantes, no Porto do Centro, zona Leste de Teresina, nos turnos da manhã e da tarde. A iniciativa busca levar informação e acompanhamento acerca de demandas latentes da comunidade escolar, de forma individualizada, com pais e responsáveis legais de alunos.

A diretora do CMEI Vila Bandeirantes, professora Nordely Noronha, destaca as principais demandas que levaram a solicitar a intervenção do Serviço Social e de Psicologia da Semec na instituição. Ela aponta como principais motivações casos de infrequência, pais que não buscam o filho no horário, situações de abandono e o desrespeito de crianças às normas e aos profissionais da escola. “Após levantamento dos casos mais sérios e a negligência a saúde e cuidados pessoais, aqueles que a escola buscou resolver e não obteve êxito, passamos para a intervenção da Semec’’, afirma.

O plantão do CMEI Vila Bandeirantes foi realizado com a contribuição da assistente social da DAE/Semec, Magali Sampaio, e da psicóloga Priscilla Carvalho. As visitas ocorrem de forma agendada pela divisão, de modo que é conversado com os pais sobre a demanda de seus filhos com antecedência. As reuniões podem ocorrer de forma espontânea ou agendada, por meio de escutas individualizadas com pais para temas complexos que queiram tratar com a equipe.

Magali enfatiza que o plantão é um momento que busca tratar de casos complexos ou em instituições com demandas muito numerosas que necessitem da intervenção da Secretaria, com a ação sendo solicitada pela gestão da escola e CMEI ou então organizada pela divisão. “Por vezes, uma escola vai possuir várias demandas e então a DAE pode solicitar com a gestão um plantão para tratar desses casos. Eles vão contar algo sobre o filho, dialogar com os profissionais, é uma escuta”, enfatiza a assistente social.

O plantão ocorre em diferentes etapas: visita para planejamento do atendimento, estudo dos relatórios sobre demandas de cada estudante, divulgação junto aos pais e convite para participação do momento e a realização do plantão em si, com escuta qualificada, diálogo e assinatura do termo de cooperação. Nos meses subsequentes, a equipe continua a acompanhar o caso de cada estudante, por meio de ligações, visitas domiciliares e institucionais e novas reuniões com a comunidade escolar.