Início Brasil CNU: governo divulga nova versão da lista final de aprovados de nível...

CNU: governo divulga nova versão da lista final de aprovados de nível superior

COMPARTILHAR

Ministério da Gestão atualiza lista final de aprovados do Concurso Público Nacional Unificado

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta terça-feira (4) uma nova atualização da lista final de aprovados de nível superior do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”.

A atualização foi realizada após o órgão solicitar à Fundação Cesgranrio, responsável pela organização do concurso, a revisão de todas as listas, devido a possíveis inconsistências identificadas nos resultados divulgados em 28 de fevereiro.

Segundo o ministério, o processo de revisão revelou que o sistema havia considerado as desistências para os cursos de formação sem realizar novas convocações para as vagas remanescentes. Isso resultou na publicação de listas incompletas para convocação. A situação já foi corrigida e os candidatos podem acessar as listas atualizadas na área do candidato.

A nova versão também contempla candidatos sob análise judicial, além da reclassificação de participantes que se inscreveram como cotistas, mas não tiveram essa condição confirmada nas bancas de heteroidentificação ou avaliação documental, sendo automaticamente incluídos na ampla concorrência.

A divulgação das listas finais marca mais uma fase do CNU, que oferece 6.640 vagas em 21 órgãos federais. Os participantes concorreram a diversas vagas com uma única prova, dentro da área de atuação escolhida no momento da inscrição.

Resultado Final

Para os cargos que não exigem curso de formação (nível médio e superior), a homologação dos resultados será publicada no Diário Oficial da União no dia 7 de março. Já para os cargos que preveem essa etapa adicional, os candidatos convocados devem realizar a matrícula nas instituições responsáveis dentro dos prazos estipulados.

A ministra da Gestão, Esther Dweck, destacou que a divulgação representa mais um passo na construção de uma política pública inovadora para o serviço público federal.

“Ao concluirmos essa etapa, avançamos no projeto de transformar o Estado para entregar mais e melhores serviços públicos. Servidores preparados são a base para garantir entregas de qualidade à população”, afirmou.

Cursos de Formação

A participação no curso de formação é obrigatória, eliminatória e classificatória para os cargos que exigem essa etapa. A matrícula deve ser feita dentro dos prazos estabelecidos:

• Enap: até 18 de março

• Antaq: de 2 a 20 de março

• ANS: de 13 a 17 de março

• ATF/MTE: edital de matrícula previsto para 11 de março

• Aneel: edital de matrícula previsto para 12 de março

Os cursos começarão entre março e abril, conforme o cronograma de cada órgão.

Cadastro de Reserva

O cadastro de reserva é composto por candidatos classificados além do número de vagas imediatas, em quantidade equivalente ao dobro das vagas previstas. Uma mesma pessoa pode estar na lista de espera para diferentes cargos, dependendo da sua posição e preferência indicadas na inscrição.

A expectativa é que os órgãos convoquem os aprovados para cargos sem curso de formação entre o fim de abril e o início de maio.

Os candidatos podem conferir seus resultados individuais na área do candidato e acompanhar as próximas etapas do concurso.