A reforma tem como objetivo melhorar a segurança operacional, aumentar a capacidade de atendimento e proporcionar um terminal mais moderno e confortável para os passageiros.
As melhorias realizadas no Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina, serão entregues na próxima segunda-feira (16), às 10h, com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, do presidente da CCR Aeroportos, Fábio Russo, e do governador Rafael Fonteles. Com um investimento de R$ 166 milhões, a reforma visa aumentar a segurança operacional, expandir a capacidade de atendimento e proporcionar um terminal mais moderno e confortável para os passageiros. Essa é a 10ª entrega de um total de 15 previstas pela CCR Aeroportos.
Dentre as melhorias já implementadas, destaca-se o novo pátio, que agora conta com oito posições para aeronaves, sendo duas delas equipadas com fingers (pontes telescópicas de embarque) em operação, além da possibilidade de embarques remotos com ônibus, garantindo mais conforto aos passageiros, principalmente em situações de chuva e calor.
“A operação já está ativa, com fluxo completo e seguro. As demais posições estão operando remotamente, conforme a demanda de voos simultâneos”, explicou Rogério Guimarães, gerente de engenharia da CCR Aeroportos.
O terminal foi ampliado, com uma nova sala de embarque mais espaçosa no segundo piso, além de uma área de check-in melhorada, elevadores, escada rolante e um novo canal de inspeção. Ingrid Mimoso, gerente do aeroporto, destacou que a ampliação completa será entregue em breve à cidade.
O projeto de reforma envolveu a ampliação do terminal de passageiros, que passou de 402 m² para 2.480 m². Agora, a nova sala de embarque conta com dois portões de embarque e um canal de inspeção com três aparelhos de raio-x. A implantação de fingers entre a área de embarque e as aeronaves também é uma grande inovação.
O estacionamento foi ampliado de 190 para 340 vagas, e a infraestrutura viária de acesso ao aeroporto foi melhorada. Além disso, as áreas de escape (RESAs) foram adequadas às normas atuais, e um novo pátio de aeronaves foi construído, com capacidade para 8 posições C. A pista de pousos e decolagens também passou por melhorias, com ajustes no balizamento e na sinalização horizontal.
Outras melhorias incluem o aprimoramento do sistema elétrico e a construção de uma estrutura para armazenar 74 mil litros de água, divididos entre o consumo diário e reserva contra incêndios.
Em termos de movimentação, o Aeroporto de Teresina registrou 540 mil passageiros no primeiro semestre de 2024, um aumento de 6% em relação ao mesmo período de 2023. O aeroporto opera atualmente sete rotas diretas, e em média, três mil passageiros embarcam e desembarcam por dia.
Inaugurado em setembro de 1967, o Aeroporto de Teresina completou 57 anos em 2024 e continua sendo o principal ponto de acesso ao Piauí, impulsionando tanto o turismo de negócios quanto o turismo regional, com destaque para o litoral piauiense e o Parque Nacional da Serra da Capivara.