Início SIA Delegação de ministérios visita o Piauí para conhecer iniciativas tecnológicas e projetos...

Delegação de ministérios visita o Piauí para conhecer iniciativas tecnológicas e projetos em inteligência artificial.

COMPARTILHAR

Representantes do MCTI, MGI e LNCC visitam o Piauí para conhecer iniciativas em inteligência artificial e explorar parcerias com o estado.

Entre os dias 2 e 4 de abril, o estado do Piauí recebeu a visita de uma comitiva composta por representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). A agenda institucional teve como foco conhecer de forma mais aprofundada a infraestrutura tecnológica e os projetos conduzidos pela Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), que vem ganhando destaque nacional no desenvolvimento de soluções em inteligência artificial voltadas à administração pública.

Segundo o secretário da SIA, André Macedo, a visita foi bastante produtiva e aponta para futuras colaborações. “Encerramos esta sexta-feira com uma agenda muito positiva. Recebemos uma comitiva de peso, com representantes de ministérios estratégicos e do LNCC. A visita teve como objetivo entender o que o Piauí está desenvolvendo na área de Inteligência Artificial. Temos certeza de que novos frutos surgirão a partir dessa parceria”, declarou.Durante a agenda no Piauí, a comitiva teve a oportunidade de conhecer de perto os projetos em desenvolvimento, com foco na aplicação da inteligência artificial em diferentes áreas da gestão pública. Essas iniciativas fazem parte do ecossistema de inovação digital que o estado vem construindo nos últimos anos, priorizando soluções que aliem eficiência, inclusão e sustentabilidade.

Hugo Valadares, coordenador-geral de Tecnologia da Informação e Informática do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), elogiou o avanço do estado e a sintonia com políticas nacionais. “O Piauí já está bastante avançado. Além do ecossistema, o estado desenvolveu ferramentas, métodos e modelos de IA aplicados em diferentes áreas. Muitas das ações em curso aqui estão alinhadas com o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial. Queremos transformar essa experiência em uma referência para o país”, afirmou.

A visita também contou com a presença de representantes de diversos órgãos estaduais, como as secretarias da Administração (Sead) e da Segurança Pública (SSP), a Coordenadoria de Comunicação (CCom), a Fundação Antares, a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) e o Piauí Instituto de Tecnologia (PIT).

Esse movimento de aproximação institucional representa mais um avanço na consolidação de um ecossistema de inteligência artificial no Piauí, com foco em soluções tecnológicas acessíveis, eficientes e voltadas ao bem comum.