
Operação contra desmatamento ilegal aplica R$ 4 milhões em multas no Sul do Piauí
Uma nova operação de combate ao desmatamento irregular resultou na aplicação de R$ 4 milhões em multas nos municípios de Bom Jesus e Currais, localizados no Sul do Piauí. A ação ocorreu entre os dias 19 e 23 de maio e identificou cerca de 4 mil hectares desmatados sem autorização, o que equivale a aproximadamente 3.700 campos de futebol.
A ação, denominada Operação Parquet, foi coordenada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semarh) em resposta a denúncias encaminhadas pelo Ministério Público do Piauí (MPPI). A operação continua em andamento e novas etapas estão previstas para os próximos dias.
Currais entre os municípios com maior crescimento de desmatamento no Brasil
O município de Currais aparece entre os quatro que registraram os maiores aumentos proporcionais de desmatamento no Brasil em 2024, segundo levantamento da rede MapBiomas, divulgado em 15 de maio. Além dele, figuram na lista Canto do Buriti, Jerumenha e Sebastião Leal, todos localizados no Piauí.
O relatório aponta que, em apenas um imóvel rural, foram desmatados 13.628 hectares em três meses, o equivalente a seis hectares por hora.
De acordo com a nova edição do Relatório Anual do Desmatamento (RAD), a área desmatada no Piauí em 2024 foi três vezes maior que a registrada em 2019. O estado, com vegetação predominante de Cerrado e Caatinga, ocupa atualmente a quarta posição no ranking nacional de desmatamento por unidade federativa.
Ainda segundo o MapBiomas, a agropecuária é responsável por mais de 90% do desmatamento no estado. Outras causas incluem a expansão urbana e atividades ligadas a empreendimentos de energia renovável.
