Durante uma conferência internacional, o governador destacou para pesquisadores e investidores do setor as potencialidades do Piauí na produção de energia limpa.
Na quinta-feira (14), o governador Rafael Fonteles participou como palestrante da terceira edição da Conferência Ibero-Brasileira de Energia (Coniben), realizada no Hotel Tivoli, em Lisboa, Portugal. Durante sua fala, o governador destacou o papel de liderança do Piauí na área de energia limpa e defendeu que os investimentos nesse setor são fundamentais para a nova fase de industrialização do estado.
Fonteles explicou que a transição energética é uma prioridade em sua administração. “Atualmente, o Piauí produz mais de 6 gigawatts de energia, enquanto o consumo é de apenas 1 gigawatt. Nosso objetivo é expandir este setor com foco na industrialização. O hidrogênio verde será essencial para essa transição, e estamos participando de eventos internacionais porque acreditamos no potencial do estado para atender a uma demanda global. O hidrogênio pode representar a industrialização das energias renováveis, e queremos transformar nossa região em um hub de produção dessa tecnologia, criando um polo de indústrias verdes”, afirmou.
Além disso, o governador reforçou a importância de levar o nome do Piauí para o cenário global, buscando novas oportunidades de desenvolvimento socioeconômico. “Esta é uma excelente oportunidade para mostrar o nosso potencial em energia limpa. Nosso estado está se tornando uma referência nesse setor, e queremos atrair mais investimentos”, acrescentou.
O Piauí também está se destacando no mercado de hidrogênio verde com dois dos maiores projetos mundiais nesse setor, desenvolvidos em parceria com as empresas europeias Green Energy Park e Solatio. Os projetos, que estão sendo implementados na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí, em Parnaíba, devem gerar investimentos de R$ 200 bilhões, além de criar mais de 20 mil empregos e gerar 20 GW de energia. A primeira fase do projeto está prevista para ser concluída até 2027.
A Coniben, evento que facilita a interação entre Brasil, Portugal e Espanha no setor energético, reúne especialistas, autoridades, e empresários para discutir temas como descarbonização, transição energética e consumo sustentável.