As unidades de ensino da Rede Municipal de Educação de Teresina promovem ações que vão além da grade curricular. Discutem temas que são importantes na formação dos alunos, como a prevenção ao uso de drogas, por exemplo. Durante este mês, a Escola Municipal Hindemburgo Dobal está realizando diversas ações voltadas ao combate do uso de entorpecentes.
A atividade iniciou-se com a participação dos alunos do 9º ano e se estendeu para as demais turmas, totalizando cerca de 700 estudantes de diversas faixas etárias.
“Na continuação do projeto de combate ao consumo de drogas, tivemos nesta semana a participação da Polícia Militar. Recebemos o Sargento Charles, que nos ensinou, não somente sobre as drogas, mas o respeito mútuo, a disciplina e a importância de nossas famílias”, conta a diretora da escola, professora Maria Bernadete de Carvalho.
Na opinião da gestora a ação foi cumprida com êxito, pois os alunos participaram ativamente, compreenderam que o consumo de drogas lícitas e ilícitas pode causar diversos efeitos colaterais no organismo em curto ou longo prazo: mudanças no apetite e no sono, alterações na frequência cardíaca e na pressão arterial, desenvolvimento de doenças mentais e de outras complicações, como o câncer. “E eles compreenderam o principal: que o uso de drogas traz prejuízos à vida em sociedade”, conclui.