A Secretaria Municipal de Educação (Semec) e o Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob), realizaram uma ação na Escola Municipal Santa Fé, localizada na zona Sul de Teresina, denominada “Contação de Histórias – Coleção Financinhas 2024”. A atividade aconteceu em dois momentos. No primeiro houve uma contação de histórias voltada para alunos do 2º e 5º ano. E no segundo momento teve uma palestra sobre educação financeira, voltado para alunos do 6º ao 9º ano.
Durante a programação houve distribuição de livros paradidáticos sobre Educação Financeira e distribuição de squeezes e cofrinhos. O Programa Financinhas tem a finalidade de abordar a educação financeira na infância, abarcando valores como cooperação, participação, autoconhecimento e senso de comunidade para estimular comportamentos que auxiliem na criação de bons hábitos financeiros e de cidadania.
De acordo com a diretora, professora Ravena Magalhães, ações que promovam a educação financeira, seja por meio da contação de histórias ou de palestras, são extremamente importantes para o crescimento pessoal dos estudantes e para o desenvolvimento da comunidade. “Nossos alunos saíram mais preparados para lidar com os gastos, aprenderam a importância do consumo consciente. Quando essas orientações são repassadas desde a infância, ajudamos a formar cidadãos mais aptos para lidar com o próprio dinheiro e isso garante uma economia mais forte”, afirmou a diretora.
Segundo a professora Rita Veloso, Supervisora de Projetos da Semec, “aprendizado para vida escolar e para a vida em família, aprendizado para uma vida consciente no mundo”.
“Eu achei a palestra incrível e gostei muito de participar porque descobri como posso poupar. Eu aprendi que devo gastar o dinheiro com consciência, comprando apenas o que é necessário”, disse Bruna Larissa Araújo de Sousa, de 11 anos, aluna do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Santa Fé.