Início Piauí Estimativa de safra de grãos no Piauí é reduzida por falta de...

Estimativa de safra de grãos no Piauí é reduzida por falta de chuvas; IBGE alerta para segundo ano de retração

COMPARTILHAR

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou para baixo a estimativa da safra de grãos no Piauí em 2025. Agora, a previsão é de uma produção total de 5,7 milhões de toneladas — uma redução de aproximadamente 800 mil toneladas em relação à projeção feita em janeiro, que apontava 6,5 milhões de toneladas.

A queda é atribuída, principalmente, a fatores climáticos, com destaque para as mudanças no regime de chuvas. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (15), por meio do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), que se baseou em dados coletados até abril em todos os municípios piauienses.

O relatório destaca que a estiagem registrada no início do ano pode indicar um segundo ano consecutivo de retração na produção agrícola do estado. A projeção para 2025 é 35,5 mil toneladas menor do que o volume colhido em 2024.

Alguns municípios, como Bom Jesus, Currais e Palmeira do Piauí, foram particularmente afetados, com perdas expressivas — inclusive perda total de áreas plantadas com culturas como feijão e milho.

Pedro Andrade, chefe da seção de pesquisas agropecuárias do IBGE no Piauí, explicou:

“A queda foi provocada por fatores climáticos adversos, principalmente pela escassez de chuvas na maior parte do estado. Os mais impactados foram os pequenos produtores, que não dispõem de tecnologia suficiente para manter a produção diante dessas condições.”