Os alunos irão representar o estado na fase nacional, que ocorrerá entre os dias 11 e 17 de novembro de 2024, em Goiânia (GO).

A equipe Ultimate Robotics, composta por alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Liceu Parnaibano, conquistou a medalha de ouro na fase regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada no Espaço Cultural Noé Mendes, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Eles garantiram a classificação para a etapa nacional da competição, que ocorrerá de 11 a 17 de novembro de 2024, em Goiânia (GO), na modalidade prática de resgate Nível II.
A equipe campeã é formada por Jullyana Marques Machado Souza, Jayna Pinto de Araújo, Marcos Vinicius Pereira dos Santos e Eduardo Sousa Ferreira. Além disso, a equipe Alpha 5, também do Liceu Parnaibano, obteve um excelente desempenho, conquistando o segundo lugar na mesma categoria. Ambas competiram na modalidade de resgate Nível II, que desafia os participantes a projetar robôs capazes de realizar operações de salvamento em um ambiente simulado.
Jayna Pinto, uma das medalhistas de ouro, expressou grande expectativa para a fase nacional: “Estamos confiantes e continuaremos nos preparando intensamente até a competição. Nosso objetivo é alcançar um lugar no pódio e, quem sabe, representar o Piauí e o Brasil no cenário mundial”, disse a estudante.
O professor Francisco de Assis de Souza, orientador das equipes, junto ao técnico Muryell Penafiel Diniz Aragão, enfatizou a importância do esforço e comprometimento dos alunos no sucesso alcançado. “Estamos focados em intensificar a preparação técnica e estratégica para que possamos obter bons resultados em Goiânia. Temos plena confiança no potencial dos nossos alunos”, afirmou o professor.
Robótica Seduc + Tron
O secretário de Educação, Washington Bandeira, celebrou a vitória dos estudantes do Liceu Parnaibano, destacando que esse tipo de conquista deve se tornar comum entre os alunos da rede estadual do Piauí. No último mês de agosto, o governador Rafael Fonteles anunciou que aproximadamente 15 mil estudantes terão acesso à disciplina de Robótica, por meio do Projeto Robótica + Tron, a partir de outubro deste ano.
O projeto visa incentivar a Cultura Maker nas escolas e capacitar os jovens para um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico. O Piauí será o primeiro estado a incluir o ensino da Tron na rede pública de ensino.
“A vitória dos alunos do Liceu Parnaibano na OBR reflete o compromisso que temos com a transformação da educação no estado. Com a parceria entre a Seduc e a Tron Robótica Educativa, estamos expandindo o alcance dessa educação inovadora. Queremos que cada vez mais estudantes tenham a chance de se destacar em competições nacionais e internacionais. Esse é o caminho para o futuro da educação no Piauí”, concluiu o secretário.