Início Piauí Farmácia Popular libera consulta e solicitação online de mais de 270 medicamentos;...

Farmácia Popular libera consulta e solicitação online de mais de 270 medicamentos; saiba como acessar

COMPARTILHAR

Piauí libera solicitação online de mais de 270 medicamentos especializados pela Farmácia do Povo

A partir desta segunda-feira (7), pacientes do Piauí já podem consultar e solicitar virtualmente mais de 270 medicamentos especializados oferecidos pela Farmácia do Povo, por meio da plataforma Gov.pi Cidadão.

Entre os itens disponíveis estão medicamentos para tratamento de diabetes, asma, hipertensão, colesterol alto, osteoporose, doença de Parkinson, rinite, glaucoma e também anticoncepcionais. O serviço inclui ainda itens de higiene, como fraldas geriátricas e absorventes menstruais.

O objetivo da iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), é facilitar o acesso aos medicamentos e evitar filas e deslocamentos desnecessários, oferecendo mais praticidade à população.

A plataforma pode ser acessada pelo site do Gov.pi Cidadão ou pelo aplicativo disponível na Play Store e na App Store. Além da solicitação de medicamentos, os usuários também podem agendar retiradas, acompanhar pedidos, localizar unidades da Farmácia do Povo e realizar o cadastro de pacientes.

Como funciona a retirada de medicamentos e itens?

Medicamentos pelo Programa Farmácia Popular:

Para retirar medicamentos presencialmente em farmácias credenciadas, é necessário apresentar:

Documento com foto e número do CPF (ou identidade que contenha o CPF); Receita médica válida (aceitas tanto do SUS quanto de serviços particulares).

Fraldas geriátricas:

Disponíveis para:

Idosos a partir de 60 anos; Pessoas com deficiência.

Para solicitar, é preciso apresentar prescrição, laudo ou atestado médico que comprove a necessidade de uso. Em caso de pacientes com deficiência, o documento deve conter a Classificação Internacional de Doenças (CID).

Se o beneficiário não puder comparecer, um representante legal poderá fazer a retirada levando:

Receita médica válida; Documento com foto e CPF do titular da receita.

Absorventes menstruais:

Podem ser retirados por:

Estudantes de escolas públicas; Mulheres em situação de vulnerabilidade social extrema; Pessoas em situação de rua.

Requisitos:

Ter entre 10 e 49 anos; Estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico); Apresentar documento com foto e CPF; Levar a Autorização do Programa Dignidade Menstrual (em formato digital ou impresso), gerada no aplicativo ou site do Meu SUS Digital – com validade de 180 dias.

Menores de 16 anos devem estar acompanhadas de um representante legal para a retirada.