A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina anunciou a publicação do Edital de Chamamento Público nº 25/2025, emitido pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de credenciar instituições privadas e filantrópicas — com ou sem fins lucrativos — para a prestação de serviços especializados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa faz parte do Programa Agora Tem Especialista, que visa reduzir a fila de espera para consultas e exames, garantindo maior continuidade no cuidado aos pacientes.
Conforme o edital, as entidades interessadas precisam comprovar capacidade técnico-operacional, efetuar o cadastro online e enviar a documentação exigida pelo Ministério da Saúde por meio do endereço: https://investsus.saude.gov.br/. A análise das propostas será realizada pelo próprio órgão federal, com vistas à formalização de futuras parcerias.
Para esclarecimento de dúvidas, os contatos disponíveis são: agoratemespecialistas@saude.gov.br, drcaa.fms@pmt.pi.gov.br ou pelo telefone da Diretoria de Regulação da FMS: (86) 3198-3839.
Programa Agora Tem Especialista
A proposta do programa é evitar que pacientes permaneçam por longos períodos aguardando em filas para exames e consultas, passando por um atendimento fragmentado. Inicialmente, seis especialidades serão contempladas: cardiologia, otorrinolaringologia, ortopedia, oncologia, oftalmologia e ginecologia, com consultas e exames a serem concluídos em até 30 ou 60 dias após a primeira consulta. A expectativa é que outras áreas sejam incluídas futuramente.
De acordo com Lílian Luz, gerente de regulação ambulatorial da FMS, o modelo representa uma nova estratégia para a gestão da atenção especializada no SUS, beneficiando pacientes e a rede de serviços credenciada.
“O programa contará com uma tabela de pagamento diferenciada, com incentivos para procedimentos realizados conforme as diretrizes estabelecidas. Porém, será necessário que os profissionais acompanhem cada paciente de forma integral, garantindo a conclusão de todo o atendimento no prazo estipulado”, explicou.
O edital completo está disponível no link: http://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-de-chamamento-publico-n-25/2025-642889946















