Atualmente, o município possui quatro das cinco escolas da rede pública estadual reformadas e entregues, enquanto a quinta está com as obras em andamento.
Na última segunda-feira (23), o governador Rafael Fonteles inaugurou a reforma e ampliação do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professora Maria de Castro Ribeiro, localizado em São Raimundo Nonato. A cerimônia também marcou a entrega de 56 registros de imóveis, realizados por meio do Programa de Regularização Urbana Específica (ProUrbe), beneficiando os moradores da região.
São Raimundo Nonato conta com cinco escolas estaduais e uma Gerência Regional de Educação (GRE). Com a entrega do Ceti, a gestão atual já reformou e entregou cinco dessas seis unidades educacionais no município. A última escola a ser reformada, o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Gercílio de Castro Macêdo, já está com obras em andamento.
“O que estamos presenciando em São Raimundo Nonato é uma verdadeira revolução educacional. Com a conclusão da reforma do Gercílio Macêdo, todas as escolas estaduais da cidade estarão completamente reformadas, modernizadas, climatizadas e com ensino em tempo integral, além de cursos técnicos e profissionais. Estamos transformando a educação e garantindo um futuro melhor para nossos alunos”, afirmou o governador Rafael Fonteles.
A reforma do Ceti Professora Maria de Castro Ribeiro incluiu melhorias significativas, como a construção de refeitório, auditório, laboratórios de ciências e informática, vestiários e uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A escola também recebeu uma biblioteca, quadra poliesportiva e climatização em todas as salas. O investimento total na obra foi de R$ 4,4 milhões, recursos da Secretaria da Educação (Seduc).
De acordo com o secretário da Educação, Washington Bandeira, o Ceti é uma das maiores escolas da rede pública estadual. “Com esta reforma, ela se adapta ao padrão de excelência que buscamos para nossas escolas, oferecendo infraestrutura moderna e completa para o ensino em tempo integral”, disse o secretário.
Thanandra de Sá, diretora do Ceti, celebrou a realização de um sonho. “Essa reforma era um desejo antigo. Agora, temos espaços modernos e bem equipados para melhor atender nossos alunos. Estamos ansiosos para recebê-los em 2025”, destacou a gestora.
Paula Dias, aluna do segundo ano do Ensino Médio, também elogiou a reforma. “Estamos muito felizes com a reforma, que com certeza contribuirá para nosso aprendizado e desenvolvimento”, afirmou a estudante.
Além da reforma escolar, o governador entregou 56 registros de imóveis aos moradores dos conjuntos habitacionais Cândida Macedo e São Raimundo, por meio do Programa de Regularização Urbana Específica (ProUrbe), sendo esta a primeira etapa das entregas no município.
“Na atual gestão, já entregamos mais de 30 mil registros. Até o final de 2026, vamos ultrapassar os 100 mil. Nosso objetivo é regularizar os imóveis de todos os cidadãos nos 224 municípios do estado, oferecendo mais dignidade, segurança e acesso a financiamentos”, disse o governador.
Lucineide da Silva, uma das beneficiadas com o registro de imóvel, expressou sua gratidão. “Depois de 40 anos, finalmente o imóvel é meu oficialmente. Só tenho a agradecer por essa conquista”, emocionou-se a moradora.