A Coordenadoria Municipal de Segurança Pública Social e Patrimonial tem buscado expandir a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM). O coordenador da pasta, coronel Nixon Frota, anuncia que o motopatrulhamento será retomado e com atuação específica no Centro de Teresina.
Atualmente, o patrulhamento preventivo é feito apenas por meio de viaturas. Todas as motos da instituição estavam paradas.
“Vamos mudar a forma de atuar da Guarda. Recebemos a Guarda Municipal com todas as motos paradas por problemas mecânicos. Fizemos orçamentos, iniciamos a manutenção e, assim que recebermos, vamos colocá-las para atuar somente no Centro, “disse o coordenador municipal de Segurança.
Nixon Frota frisa que o motopatrulhamento vai trazer muito mais agilidade.
“O Centro é o local com um fluxo grande pessoas e faz com que o trânsito seja lento. Por vezes, isso acaba atrasando a chegada da Guarda em alguma ocorrência, por exemplo. Com as motos, vamos conseguir chegar muito mais rápido”, destaca.
Ele acrescenta que o motopatrulhamento vai fortalecer o projeto da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD Norte) de instalação de banheiros públicos no Centro de Teresina.
“A SAAD Centro está colocando vários banheiros públicos no Centro e estamos neste projeto ajudando a identificar pontos estratégicos onde a Guarda vai colocar postos. Serão postos móveis, onde os guardas ficam por determinado momento e saem de moto até outro posto. Será algo mais fluido, mais, ágil, procurando dar mais segurança para o Centro da cidade”, reitera Frota.
POSTO FIXO NA MARECHAL
Após a Avenida Raul Lopes ganhar um posto fixo da GCM, o que reduziu a incidência de crimes nas imediações, agora será a vez da Avenida Marechal Castelo Branco, também em parceria com a SAAD Centro, e 24 horas por dia. A base será embaixo da Ponte Estaiada, do lado Norte.
Fonte: Ascom